São Paulo, quinta-feira, 09 de junho de 2005

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BEBIDA

Feira movimenta mercado de cachaça

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A pinga, que já está em alta, teve uma semana animada. Belo Horizonte recebeu, de 1º a 5 de junho, a oitava edição da Expocachaça, a primeira direcionada ao mercado externo.
Apesar das dimensões do evento, que ancorou uma feira de agronegócios e contou com público estimado em 106 mil pessoas, apenas uma cachaça foi lançada: a Vale Verde 10 Anos, de Betim (Minas Gerais). Em lote limitado, envelhece em tonéis de carvalho e será vendida a R$ 120.
Para o organizador da Expocachaça, José Lúcio Mendes, a participação de empresas de embalagem mostrou que o mercado está mudando. "Os produtos estão ganhando valor agregado", afirma. "A cachaça está ficando mais nobre."
Fora do agito de Belo Horizonte, mais uma pinga duplamente destilada chega ao mercado. A Clamore -mesma destilaria da Branquinha da Moenda- está lançando a Estação de Minas (R$ 13, preço médio), destilada duas vezes em alambiques de cobre e armazenada em tonéis de umburana. A pinga, de aroma suave, venceu o 14º Prêmio Brasileiro de Embalagem na categoria Marketing.

Comemoração
E, para o Dia dos Namorados, a Universidade da Cachaça (r. Iaiá, 83, Itaim, tel. 0/xx/ 11/3167-0461), bar e restaurante de Sergio Arno, preparou um cardápio a R$ 60 o casal. Além de entrada, prato principal e sobremesa, será servido o cocktail da paixão (cachaça, licor de pêssego, suco de abacaxi e leite condensado).

UÍSQUE REPAGINADO
O uísque Chivas Regal 18 Gold Signature (R$ 270) está de roupa nova. Depois da China e da Rússia, a Pernod Ricard traz ao Brasil a nova garrafa do destilado superpremium. O criador do uísque, Colin Scott, promoverá sessões fechadas de degustação dos maltes que compõem a bebida em São Paulo e no Rio.

LICOR ROMÂNTICO
A multinacional britânica Allied Domecq preparou um kit especial para o Dia dos Namorados. A garrafa do licor Carolans Irish Cream vem acompanhada de uma nécessaire. O conjunto está à venda no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Fortaleza, com preço médio de R$ 60.

WALKER NA CABEÇA
O uísque Johnnie Walker Red Label (SAC 0800-704-72 00) lança edição limitada de uma coleção da marca. Até o final de junho, a garrafa de um litro (R$ 90) virá com o primeiro item, um boné de microfibra com a marca registrada. Vale para SP, PE, PR, MG, Salvador, Fortaleza e Natal.


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