São Paulo, sexta-feira, 09 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em disco inédito, ele canta com Caetano e Gal

Especial gravado em 1971 dificilmente será lançado

DA SUCURSAL DO RIO

Em 1971, João Gilberto foi convencido por três amigos a gravar um especial para a TV Tupi ao lado de Caetano Veloso, que veio de Londres diretamente para o estúdio. Gal Costa também participou.
O especial foi ao ar, mas o disco que a Philips (hoje Universal) pretendia lançar com seis músicas do encontro nunca saiu. E dificilmente sairá, pois os problemas técnicos (corrigíveis) machucariam o perfeccionismo de João. A Folha teve acesso às duas fitas de rolo que contêm o material histórico.
A primeira faixa, "Você Já Foi à Bahia?", é o que há de melhor, com João saboreando os versos e as notas de Caymmi, e fazendo uma brincadeira antes de passar a bola: "Pergunte a Caetano". Gal também canta, e Caetano diz ao final: "Gosto tanto de cantar essa música...".
A faixa seguinte é só de João e Gal: "Largo da Lapa", a dos versos "Um samba, um sorriso de mulher/ Bate-papo de café/ Eis aí a Lapa".
Gal sugere que os três cantem "Coração Vagabundo". "Espetacular! Mas tenho que aprender a harmonia", diz João, que pede ao autor para mostrar como é. Caetano fica inseguro diante do ídolo, mas toca, propiciando um fato raro: João cantando acompanhado de um violão que não o seu.
Caymmi volta no segundo lado, com uma significativa "Saudade da Bahia": três baianos morando fora da Bahia e, nos casos de João e Caetano, fora do Brasil -o segundo por imposição dos militares.
Já sem João, Caetano canta "Triste Bahia", do poema de Gregório de Mattos, e com Gal a sua "Saudosismo", apropriada homenagem à bossa nova.


Texto Anterior: Primeiro DVD será gravado durante show no Japão
Próximo Texto: Raio-X
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.