São Paulo, segunda-feira, 09 de julho de 2007

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Clichê latino-americano é debatido em melhor mesa de despedida da Flip

Ignacio Padilla e Rodrigo Fresán falaram da "morte do realismo mágico"

DOS ENVIADOS A PARATY

A melhor mesa do último dia da Flip foi a que reuniu o mexicano Ignacio Padilla e o argentino Rodrigo Fresán.
Com a tarefa de discutir um tema batido, a tão falada "morte do realismo mágico", ambos usaram de ironia e erudição para contextualizar a tradição latino-americana e, ao mesmo tempo, diluir os estereótipos construídos a partir da publicação de "Cem Anos de Solidão", de Gabriel García Márquez.
Os dois aproveitaram para atacar a simplificação que se faz dos caminhos escolhidos pela nova geração de autores latino-americanos. Falaram especificamente do grupo do "crack" mexicano e a "McOndo", criada pelo chileno Alberto Fuguet. Os dois movimentos são hoje tidos como revoltas contra o "realismo mágico". Fresán e Padilla reafirmaram que não se trata disso.
"Não tenho nenhum problema com o realismo mágico, mas sim com o fato de me perguntarem sempre se tenho algo contra o realismo mágico", disse, com ironia, Padilla. Já Fresán foi mais agressivo. "Não me preocupo em ter de responder sobre o realismo mágico até morrer, mas sim que a pergunta venha de todo mundo, acadêmicos, jornalistas, público."
Ambos comentaram uma característica comum aos novos autores do continente, o fato de não se preocuparem em localizar os romances em seus países de origem. "Jardins de Kensington", de Fresán, se passa na Inglaterra dos anos 60 e na era vitoriana. Já os dois mais recentes livros de Padilla têm como cenário a Alemanha nazista e a ex-União Soviética.
"Antes, eu recebia críticas porque meus livros não eram situados no México. Até que escrevi um sobre submarinos e tive a solução perfeita. Disse que não podia se passar em solo mexicano, porque ali não existem submarinos", contou. Fresán também divertiu a platéia ao contar que, após ser expulso da escola, escondeu o fato da mãe e passou a freqüentar uma biblioteca, fingindo ir às aulas.


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