São Paulo, quinta, 9 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cristo e anjos reaparecem no altar


especial para a Folha

Sustentada nos quatro lados por anjos, a face do Cristo em estilo bizantino, ladeada pelas letras gregas alfa e ômega, está instalado a seis metros de altura, sobre o altar da igreja.
Os fiéis beneditinos podem contemplar a partir de agora -desde a primeira parte da nave ou por meio de pedido de visitação- as pinturas a óleo sobre camada de argamassa na concavidade interna do baldaquino da igreja de São Bento, bem como os plácidos anjos que ladeiam essa cúpula de altar, pintados sobre mármore branco.
Recuperação
As imagens permaneceram obscurecidas por décadas, devido a poluição e fuligem de velas, e foram limpas e retocadas em três meses, pela restauradora Nilva Calixto.
Responsável pela manutenção do acervo artístico do mosteiro, Nilva -que coordenou a restauração do Teatro Municipal de São Paulo, na década de 80- já recuperou peças significativas da igreja abacial, como o ícone russo da Virgem de Kasperovo e as imagens dos altares laterais.
Cristo
Devido aos andaimes retirados na semana passada e à iluminação especial providenciada, o Cristo pintado na década de 1910 pelo monge holandês Adelbert Gresnicht (1877-1956) reaparece agora para assistir aos rituais.
(AM)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.