UOL


São Paulo, terça-feira, 09 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

Italianos seguem os passos de Kubrick

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

A premissa de "Stanley & Nós" pressupõe que uma grande anti-homenagem está em curso. O documentário, exibido pelo canal Eurochannel, parte de uma aventura quase mambembe de três italianos fanáticos pelo diretor norte-americano Stanley Kubrick (1928-99).
Com muito improviso e ingenuidade, o trio desembarca na Inglaterra para tentar entrevistar pessoas ligadas ao diretor, em um documentário-tributo. Não têm nenhum roteiro prévio ou entrevistas confirmadas -recorrem à lista telefônica para encontrar telefones de atores de filmes de Kubrick e colaboradores.
Exatamente o oposto do método de trabalho de Kubrick, notável pelo seu rigor técnico, que não permitia improvisações no estúdio e o levou a construir uma filmografia com enormes hiatos entre uma produção e outra.
A parte inicial do documentário registra os primeiros passos do trio, quase uma tragicomédia sobre turistas perdidos em um país hostil. O início desanimador é compensado pelas conquistas dos documentaristas amadores.
Aos poucos, conseguem depoimentos valiosos de profissionais como Alan Whibley, supervisor de efeitos especiais em "O Iluminado" (80), John Ward, operador de handycam em "Nascido para Matar" (87), entre outros técnicos. Todos eles contribuem para aumentar a fama de "difícil" e "perfeccionista" do diretor.
Malcolm McDowell, o Alex de "Laranja Mecânica" (71), reclama, na entrevista, da frieza do diretor quando este o pediu para tomar um banho frio mesmo com uma dor de garganta que o afastou dez dias das filmagens; Murray Melvin -o reverendo Runt de "Barry Lyndon" (75)- relembra a decisão de Kubrick de filmar cenas à luz de velas iluminadas apenas por velas. "Tínhamos que ter muita paciência. Demorava uma hora apenas para trocarem as velas quando elas se consumiam", diz o ator no documentário.
Surpreende também o depoimento de Christiane, viúva de Kubrick -diretor que raramente dava depoimentos sobre sua vida pessoal- contando como os dois se conheceram -iriam se encontrar em um teatro onde acontecia um baile de máscaras.


STANLEY & NÓS. Quando: hoje (15h); amanhã (9h); 15/9 e 26/9 (6h e 14h), no Eurochannel.


Texto Anterior: Gastronomia: "PFs" resistem aos restaurantes por quilo
Próximo Texto: Dança: Uma noite de Gala, uma noite de festa
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.