São Paulo, quinta-feira, 09 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

televisão

OUTRO CANAL

AUDREY FURLANETO - audrey.furlaneto@grupofolha.com.br

Diretor de "Capitu" tem ideia de "novela-saga" em 365 dias

Há, entre os convencionais projetos de dramaturgia da Globo, algo bastante diferente do habitual: uma saga em 365 dias -ou uma "ultranovela", como define o autor da proposta, o diretor Luiz Fernando Carvalho.
A saga começaria no dia 1º de janeiro, com exibição diária, e teria final exibido ao vivo, no Réveillon. A obra seria uma espécie de resposta à proposta de realismo vigente na ficção da TV brasileira.
"Desta forma, ela [a novela] se aproximaria da discussão entre a realidade e a ficção. Os capítulos não poderiam falhar dia nenhum. Teria que estar na casa daqueles personagens todos os dias", conta o diretor, que, na Globo, assina projetos como "Os Maias" e "Capitu".
"É uma espécie de folhetim-documental. O último dia seria ao vivo, nos demais, a ficção iria se aproximando do fato. Mas acho que essa coragem a televisão perdeu."
Diretor-geral de entretenimento da Globo, Manuel Martins diz que "Luiz é um homem criativo". "Ousadia tem sempre lugar na TV, mas não ousadia pela ousadia. A Globo é um veículo de comunicação de massa", afirma.
Segundo Carvalho, a ideia foi apresentada "en passant" no conjunto de seus projetos, mas a opção final foi focar em "Afinal, o que Querem as Mulheres?", série que estreia neste semestre.

João Miguel Júnior/TV Globo
LAÇO DE SANGUE As atrizes Suzana Pires e Mariana Rios serão irmãs e rivais em "Araguaia", nova novela das 18h da Globo; vão disputar as atenções do mesmo homem

Fuga de botas A vilã Clara (Mariana Ximenes) fez até mochila preparando-se para fugir da polícia em "Passione", na Globo. Mas deve ter esquecido um sapato, digamos, apropriado para fugas: equilibrou toda a maldade numa bota de salto de 10 cm.

"TV Pirata" Ela mal chegou à prisão no início da semana e já ganhou a maquiagem padrão global para presidiárias: muito vaidosa até então, Clara apareceu de rabo de cavalo baixo, um tanto despenteada e com a pele detonada.

"A Tarde é Sua" Já a novela de "merchans" (propagandas na trama) é uma história à parte em "Passione": depois de Nextel, C&A e Favorita, é a vez da tinta de cabelo Maxtom entrar na novela, em closes no produto que lembram aqueles dos programas vespertinos.

Noite feliz 1 Na guerra por audiência, quem pontuou de terça até ontem pela manhã foi o SBT. A emissora, que vinha tendo seus piores índices em agosto, conseguiu ficar na liderança por seis horas e 40 minutos (das 23h34 às 7h).

Noite feliz 2 A sessão de filmes "Cine Espetacular" empatou com o "Jornal da Globo" e chegou a ganhar do "Programa do Jô" (oito pontos contra seis). Na madrugada toda (entre meia-noite e 6h), a média geral do SBT foi de cinco pontos, contra 4,6 pontos da Globo e 3,2 pontos da Record.

Agrião Na mesma madrugada, Jô Soares, na Globo, até cantou acompanhado do sexteto em letra ousada. Entre os versos da canção, havia citações como "drink de Viagra" e a frase: "O cheiro do agrião era igual ao da maconha".


Texto Anterior: José Simão
Próximo Texto: Reality cria maratona maníaco-depressiva de combate a vícios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.