São Paulo, sexta-feira, 09 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Riscado' estreia após trajeto em festivais

Durante um ano, filme viajou pelo Brasil e por competições internacionais; em Gramado, levou cinco prêmios

A protagonista Karine Teles, que também escreveu o roteiro do longa, recebeu elogios da revista "Variety"

MARCIO AQUILES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após extensa passagem por vários festivais brasileiros e internacionais, "Riscado" entra hoje em cartaz. O longa-metragem vem abocanhando diversos prêmios desde o Festival do Rio do ano passado.
Neste ano, já ganhou cinco prêmios em Gramado e acaba de vencer o Festival World Cinema Amsterdam. O maior destaque é a atriz Karine Teles, 32, protagonista e coautora do roteiro. A revista "Variety" e o site "Screen Daily" teceram elogios à sua atuação.
Inspirada por situações vivenciadas no início de sua carreira, Teles escreveu ao lado do marido e diretor do filme, Gustavo Pizzi, 34, um roteiro com alta capacidade de comover o público.
A personagem Bianca Ventura sobrevive fazendo bicos, até que um dia surge o papel de protagonista em um filme. Como muitas atrizes brasileiras, Teles também passou pelos mesmos percalços de sua personagem.
Ela já apresentou espetáculo teatral para duas pessoas, fez parte da dupla sertaneja Light e Diet e ajudou uma fisioterapeuta fazendo mímica, exagerando as posturas incorretas dos funcionários de uma empresa.
"Muita coisa foi inspirada em situações que eu vivi, mas não é uma mera transposição da realidade", diz Teles.
A ideia para a cena em que ela distribui panfletos na inauguração de um salão de cabeleireiro, por exemplo, veio da performance feita em um restaurante carioca no dia dos namorados, em que ela e o ator Erom Cordeiro interpretavam "Romeu e Julieta". "Minha primeira foto publicada no Rio de Janeiro como atriz foi na seção de gastronomia", conta.
Apesar da simplicidade da narrativa dramática, a cinematografia de "Riscado" é bastante sofisticada.
A fotografia apresenta várias texturas, de acordo com a câmera utilizada: HDV para a história principal; 16 mm para os momentos íntimos; câmera fotográfica digital para os vídeos que a personagem faz; e super-16 para mostrar o "filme dentro do filme".
Isso cria uma linguagem metaficcional dentro da narrativa, transformando a criação cinematográfica no próprio fio condutor da obra. Para amplificar esse jogo autorreferencial, Bianca faz performances de Carmen Miranda, Bettie Page e Marilyn Monroe, personagens realmente incorporados por Teles no início de carreira.
A passagem do filme em que a personagem está vestida de Marilyn Monroe e se prepara para levar o bolo de aniversário para um senhor foi retratada da mesma maneira vivida por Teles.
"A filha dele pediu para eu não tirar a roupa, pois a mãe ficaria com ciúmes. Eu respondi que tinha sido contratada apenas para entregar o bolo e enfatizei que era atriz, e não prostituta", afirma.

RISCADO
DIREÇÃO Gustavo Pizzi
PRODUÇÃO Brasil, 2010
COM Karine Teles, Otávio Muller e Dany Roland
ONDE Cine Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, tel. 0/xx/11/3285-3696)
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Texto Anterior: Coleção Folha lança "Asas do Desejo" no domingo
Próximo Texto: Crítica/Ação: Mistura de faroeste com extraterrestre resulta em um samba do caubói doido
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.