São Paulo, quarta, 9 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mesa de bilhar de 1966 estará na mostra

da Reportagem Local

O projeto de apropriação "Sala de Bilhar, d'Aprés "O Café Noturno' de Van Gogh", montado em 1966 no MAM-Rio, é um dos trabalhos de Oiticica que a Bienal pretende apresentar. A obra consiste de uma mesa de bilhar disposta em um ambiente vermelho.
"Os participantes do jogo vestirão camisas coloridas e jogarão bilhar normalmente: quero com isso fazer vir à tona toda a plasticidade desse jogo único -plasticidade da própria ação-cor-ambiente", definiu Oiticica em 1966.
O artista entra na Bienal como um artífice da cor, mas também como representante iluminado da antropofagia, tema do evento. "Ele próprio discute sua obra em uma perspectiva da sensorialidade, que é transcultural. Ele compreende que sua obra é antropofágica na relação com a cultura do país", disse o curador Paulo Herkenhoff.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.