São Paulo, quarta, 9 de setembro de 1998

Texto Anterior | Índice

RECUPERAÇÃO
Transferência pode ocorrer hoje
Ator esboça sorriso e pode deixar a UTI

da Reportagem Local

O ator Gerson Brenner poderá ser transferido hoje à tarde ou amanhã pela manhã para um leito na unidade de terapia semi-intensiva, após permanecer internado na UTI do hospital Albert Einstein 22 dias. O ator foi baleado na cabeça durante uma tentativa de assalto no acesso 60 da rodovia Ayrton Senna, na região de Guararema.
Após a transferência, o ator ainda deverá permanecer internado por, pelo menos, cerca de um mês, segundo o neurocirurgião Jorge Pagura, chefe da equipe médica.
"O estado de saúde dele é estável, e, para poder ir para casa, ele terá de manter essa estabilidade e melhorar o nível de consciência", disse Pagura.
Segundo o neurocirurgião Wanderley Cerqueira de Lima, da equipe que cuida do ator, quando for transferido para casa, o Brenner terá de continuar recebendo auxílio de serviços de enfermagem e de fisioterapia e fonoaudiologia.
Familiares do ator disseram que, anteontem à noite, Brenner esboçou um sorriso.
"Armando (pai do ator) estava contando uma história sobre o bisavô dele e ele moveu os lábios como se quisesse dar um sorriso", disse Alice Oliveira, mãe de Brenner, que se emocionou e começou a chorar ao relembrar a história.
De acordo com Lima, ontem pela manhã, Brenner apresentou movimentos de lábio semelhantes a um sorriso durante a sessão de fisioterapia.
Lima disse também que, na presença da família, parece aumentar o lacrimejamento dos olhos do ator. No entanto, o médico disse que ainda é muito cedo para dizer que o ator já tem percepção do que ocorre no ambiente a sua volta.
"Ainda não dá para dizer que é emoção", disse Lima. O médico afirmou que Brenner vem evoluindo lentamente.
De acordo com o médico, o nível de consciência de Brenner tem variado entre os níveis 10 e 11 na escala Glasgow, usada para definir a consciência humana. A escala varia entre o nível 3 (coma profundo) e 15 (consciência plena).



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.