São Paulo, terça-feira, 09 de outubro de 2001

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Empresa contesta uso do nome

DA ENVIADA ESPECIAL AO RIO

Até o final do ano, o Brazilian Underground Movement, o B.U.M., poderá perder o direito de usar esse nome.
A grife norte-americana Bum Equipment, que fabrica roupas e acessórios esportivos, entrou com uma medida contra o grupo de DJs, alegando que se sente prejudicada pelo uso do nome.
Apesar de não ter negócios no Brasil, a norte-americana Bum alega que se sente lesada principalmente porque o grupo carioca tem "underground" na marca.
"A defesa usou argumentos preconceituosos na oposição que apresentou", diz o DJ Péricles, líder da B.U.M. A assessoria jurídica da norte-americana Bum não foi encontrada pela Folha.
O grupo carioca entrou com pedido de registro do nome em 99. "Mal a gente recebeu a oposição de registro, chegaram cartas de empresas de assessoria jurídica, oferecendo serviços. É uma máfia", diz Péricles.
Sem dinheiro para pagar advogado, ele mesmo escreveu a defesa. "É como tudo o que a gente faz, seguimos o "do it yourself" dos punks", compara.
"A gente queria dar o nome de Brazilian Underground Movement, calhou de a sigla ser essa. Na época, a cena não aceitava nomes em português. A gente já é da Baixada Fluminense, zona norte, todo mundo operário, desempregado... tinha de ser em inglês."
O resultado da oposição sai até o fim do ano. "Claro que a gente não quer perder a marca. Mas, se acontecer, vamos tocar o barco", finaliza. (CA)



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