São Paulo, domingo, 09 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O DIA EM QUE A TERRA PAROU"

Wise retrata tensão da Guerra Fria

SALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos maiores clássicos da história da ficção científica cinematográfica acaba de chegar ao Brasil em DVD. Vale a pena conferir "O Dia em que a Terra Parou", um filme que na verdade não diz muito sobre extraterrestres, mas é bastante eloqüente sobre a própria humanidade.
Produzida em 1952, a obra tem a direção de Robert Wise, morto recentemente, campeão de outros clássicos como "West Side Story" e "A Noviça Rebelde". Trazendo um eco forte de sua própria época, é retrato fiel da percepção pública, ainda que ingênua, da fase mais tensa da Guerra Fria.
O enredo é simples, o que permitiu que se tornasse um paradigma cinematográfico para futuras incursões de alienígenas na Terra, de "Contatos Imediatos do Terceiro Grau" a "Independence Day". Mais surpreendentemente, também contribuiu para a criação da mitologia mística sobre ETs que vêm à Terra para alertar a humanidade sobre seu potencial para a autodestruição (relato típico em supostos casos de abdução).
A história gira em torno de um disco voador que pousa em Wa- shington. Dele desce um extraterrestre, que é logo baleado e então detido pelo governo americano.
Ao ser interrogado, Klaatu (Michael Rennie) comunica que pretende revelar os motivos de sua visita à Terra, mas só o fará numa reunião com representantes de todos os países do planeta. O presidente cede (nada mais natural, num filme ianque), mas o clima de desconfiança mútua entre americanos e soviéticos impede a realização do evento.
Klaatu então toma o único curso de ação possível: foge, misturando-se aos nativos. Faz amizade com um menino e finalmente encontra a última esperança de transmitir sua mensagem aos povos da Terra: contatar o maior cientista dos EUA, para que ele promova uma reunião de pesquisadores do mundo inteiro -um grupo de pessoas "pronto" para ouvir o que o ET tinha a dizer.
Com um clima de suspense que se mantém até o final e boas atuações, "O Dia em que a Terra Parou" traz a lembrança de um tempo que hoje parece distante, em que as pessoas viviam dominadas pela ameaça constante de aniquilação por uma guerra nuclear.


O Dia em que a Terra Parou
    
Direção: Robert Wise
Distribuidora: Fox; R$ 35, em média


Texto Anterior: "Coleção Gângsteres - Vol. 2": Pacote reverencia passado policial
Próximo Texto: Nas lojas: Animação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.