São Paulo, segunda-feira, 09 de outubro de 2006

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Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br




Ibope leva ‘guerra da audiência’ para o Rio

O monopólio de São Paulo na medição de audiência de televisão em tempo real acaba neste ano. O Ibope já está com 750 aparelhos medidores de audiência instalados e funcionando em 450 domicílios da Grande Rio. Até o final de novembro, passará a vender audiência em tempo real para as emissoras.
Assim, o Ibope levará a "guerra da audiência" para o Rio de Janeiro. Há mais de dez anos em São Paulo, a medição em tempo real é uma poderosa ferramenta nas mãos das emissoras. Com um software que informa a pontuação de cada rede minuto a minuto, diretores de programas ao vivo podem prolongar ou diminuir a duração de determinada atração, conforme seu desempenho.
"Acredito que o impacto [da audiência em tempo real no Rio] será bastante positivo, pois permitirá às áreas artística e de programação tomarem decisões rápidas em programas ao vivo, avaliando o comportamento de audiência de dois mercados", afirma Dora Câmara, diretora do Ibope Mídia.
Há variações entre São Paulo e Rio. Às 12h20 de quinta-feira, a Globo era líder no Rio e o SBT, em São Paulo. A Globo tinha 18 pontos no Rio, contra 10 em São Paulo. A Record tinha em São Paulo 4,5 pontos, mais do que o dobro do que registrava no Rio. Já a Band tinha 2,5 pontos no Rio, três vezes mais que em SP. Cada ponto no Rio representa 35 mil domicílios. Em São Paulo, são 55 mil.

CARGA PESADA 1 A produção de "Big Brother Brasil" já contou o recebimento de 35 mil fitas VHS, outras 10.000 mini-VHS e 5.000 DVDs de interessados em participar da sétima edição do "reality show" da Globo, no ar a partir de janeiro. Esse número (50 mil inscrições) ainda não é o final. E a produção do programa não garante que irá ver todas as fitas. Só tem compromisso assumido para as fitas VHS.

CARGA PESADA 2 Só na última terça-feira, os Correios despejaram na Globo dois caminhões cheios de fitas (cerca de 25 mil) de candidatos a celebridade.

EMBATE ELEITORAL A Record confirma a realização de um debate entre Lula e Geraldo Alckmin. Será no próximo dia 23 à noite.

INTRIGA DA OPOSIÇÃO 1 Executivos da Record têm insinuado que a Globo passou a oferecer vantagens extra-salariais para manter atores assediados por eles. A principal seria a intermediação de contratos publicitários.

INTRIGA DA OPOSIÇÃO 2 As "evidências" disso seriam Christine Fernandes e Gisele Itiê, que estão no ar em anúncios. Ambas eram da Record, mas não renovaram e voltaram à Globo. Mariana Ximenes e Taís Araújo, fortemente assediadas, também fecharam contratos publicitários.

INTRIGA DA OPOSIÇÃO 3 A Globo diz que não possui profissionais para cuidar de publicidade para artistas. Nos bastidores, comenta-se que atores rejeitam a Record porque temem a Igreja Universal.

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