São Paulo, segunda-feira, 09 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música

Ben Harper mostra seu pop espiritual

RONALDO EVANGELISTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pouco mais de dois anos atrás, no começo de 2004, o cantor neo-soul Ben Harper se juntou aos cinco ceguinhos do lendário conjunto vocal gospel Blind Boys of Alabama para gravar um disco, "There Will Be a Light".
O resultado, além de muito bonito, foi um sucesso cult. Tanto que, em outubro do mesmo ano, Harper e os Blind Boys se apresentaram no tradicional teatro Apollo, em Nova York , para uma platéia lotada, gravação que posteriormente virou CD e DVD. E especial de TV, que passa hoje à noite no canal pago Multishow.
Com arranjos recheados de órgãos, guitarras slide e com wah-wah, Harper cria toda uma roupagem soul de sotaque blues para canções gospel. E, com a ajuda dos decanos Blind Boys e suas arrepiantes harmonias vocais, o seguidor de Marvin Gaye, Stevie Wonder e Curtis Mayfield se entrega a um pop espiritualmente elevado, mergulhando-se nas composições louva-Deus, canções tradicionais e uma cover de Bob Dylan.
Formado nos anos 40 e ainda na ativa com três membros originais, os decanos Blind Boys são a estrela do show, tanto quanto Harper. Mais ou menos o mesmo efeito de quando Marisa Monte produziu a Velha Guarda da Portela.


BEN HARPER AND THE BLIND BOYS OS ALABAMA
Quando:
hoje, às 22h15
Onde: Multishow


Texto Anterior: Crítica/cinema/"Muito Gelo e Dois Dedos de Água": Daniel Filho dilui a subversão de seu filme com soluções fáceis e populares
Próximo Texto: Crítica: Filme mostra revolta juvenil em busca de eco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.