São Paulo, sábado, 09 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

MARCOS FLAMÍNIO PERES - marcos.flaminio@grupofolha.com.br

Tradução terá R$ 400 mil

O Ministério da Cultura anunciou a liberação de R$ 400 mil em bolsas com o objetivo de ampliar o Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros. A ideia é aproveitar a Feira de Livros de Frankfurt -que teve início na quarta e se encerra amanhã- para oferecer ao mercado internacional um panorama mais amplo e variado dos diferentes estilos de literatura produzidos no país. Os clássicos e best-sellers, desta vez, não serão a tônica do programa. As inscrições estarão abertas até o próximo dia 23. Em 2013, o Brasil será o convidado de honra da feira alemã.



AMIS, ANAM E LETHEM

Autores importantes tiveram suas novas obras postas à venda no balcão de negócios de Frankfurt. O britânico Martin Amis conta a saga de um anti-herói em "State of England".
Já "Dissident Gardens" (jardins dissidentes) -novo romance do americano Jonathan Lethem (de "Brooklin sem Pai nem Mãe" (Companhia das Letras)- se passa em Sunnyside, uma utopia socialista na Nova York dos anos 1950 até os 1970.
O livro, que teve os direitos comprados nos EUA pela Doubleday, é cercado de expectativa pois pretende, por trás de uma saga familiar, contar a história cultural da esquerda no país.

Thomas Coex - 11.jul.10/France Presse
MANDELA INÉDITO
A Rocco lança em novembro "Conversas Que Tive Comigo", coletânea de diários, cartas, discursos e gravações inéditos do sul-africano

Bowie inédito
O cantor David Bowie reúne cem itens de seu arquivo pessoal que buscam mapear sua vida. "Object" (objeto), também à venda na feira de Frankfurt, é o primeiro de uma série que irá explorar seu processo de criação. Já "Dancing by Myself" (dançando sozinho), memória autorizada do cantor Billy Idol, foi comprada pela americana Simon & Schuster.

Recall de Franzen
Jonathan Franzen, o escritor americano mais badalado do momento, está enfrentando sérios problemas com a edição do seu novo e elogiado romance, "Freedom" (liberdade). A editora HarperCollins foi obrigada a trocar milhares de exemplares depois que constatou erros "menores" de impressão. Ao menos 80 mil cópias do livro foram afetadas.

Toquinho inédito
A Leya Brasil lançará no fim deste mês mais um volume da coleção História de Canções, sobre o músico Toquinho. O título traz fotos e histórias de sua carreira e parcerias que fez com Baden Powel, Paulo César Pinheiro e Vinicius de Moraes -essa a mais famosa e longeva. O livro é escrito por João Carlos Pecci (seu irmão) e Wagner Homem

Brasil em 2013
O projeto Rayuela, de residência e intercâmbio de autores alemães e argentinos que ocorreu durante a feira de Frankfurt, terá similar durante 2013, ano em que o Brasil será homenageado. Enquanto a Argentina levou nomes mais badalados, como Alan Pauls e Pablo de Santis, a ideia será a de levar à Alemanha autores nacionais menos conhecidos


Texto Anterior: Livros - Crítica/Romance: Comicidade é o ponto forte da nova obra de Ian McEwan
Próximo Texto: Livros: Ficção
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.