São Paulo, sexta, 9 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prada e Sander apontam futuro

da enviada a Milão

Duas marcas ajudam a definir para onde vão os caminhos da moda: Prada e Jil Sander. Absolutamente todo mundo presta atenção no que elas fazem, já que instalam conceitos que permanecem como antenas dos nossos tempos. Se ambas serviram para consolidar o minimalismo e o chamado hype invisível (ou seja: preciosidade nos detalhes), a trilha que elas seguem agora apontam novos futuros.
A Prada enxuga a faixa etária, aproximando-se de sua filhote, a Miu Miu, na revisão das formas esportivas de maneira ainda mais agressiva. "Sporty Alice in Pradaland" anuncia o texto de apresentação do desfile, decretando o esporte como uma "osmose de estilos". É a linha explícita, com tops tipo aeróbica e shortinho.
Na sequência, saias evasês de grandes pregas e bermudas retas, sempre com a calcinha falsa em rosa aparecendo. As linhas são simples e funcionais. Pochetonas com os cintos abaixo do decotes dos minivestidos funcionam como determinante da linha da cintura, mais alta também nos blazers.
Vestidos tipo camisola, sempre joviais, vêm acompanhados das botas quase de montaria e salto quadrado -perfeitas. Outra imagem importante são os espelhinhos redondos na capa em pele de cobra caramelo, de gola militar tipo Prada clássica.
"En passant" é a expressão para a atmosfera da moda de Jil Sander, objeto de um trabalho de "atenção científica, geométrica" sobre o tecido. A sensualidade vem no modo como os materiais, drapeados de leve ou com pences, envolvem o corpo nos vestidos de rayon com fios metálicos, opacos ou mais brilhante. É a "liberdade da disciplina", simples como uma equação.
Também o esporte aparece; e forte. As regatas de tela sobrepostas com calças retas abrem o desfile, adicionadas de jaquetas de atitude tecno e nas parkas com capuz.
Se a juventude dita regras para a moda do terceiro milênio, é melhor prestar atenção. (EP)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.