São Paulo, sexta, 9 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lugar de "Comidas" é a cozinha

especial para a Folha

"Carlota -Comidas Favoritas" é a estréia de Carla Pernambuco no rol de chefs badalados que revelam por meio de xícaras e pitadas os segredos que os tornaram famosos.
Mas, ao contrário das edições de luxo -às vezes deixadas na mesa de centro e cujas fotos bem-acabadas dos pratos deixam o leitor de avental na dúvida se conseguirá fazer algo igual- , é um livro de receitas, para ficar na cozinha.
Tanto que o único pecado do livro é não conter imagens. Porém, deixa ao gourmet um pouco de imaginação. E coloca direto a colher na panela, sem rodeios.
São 31 capítulos que abordam situações gastronômicas e sugestões de cardápios para cada uma delas. As receitas do livro fazem parte do presente ou do passado do restaurante Carlota, e da experiência de Carla como banqueteira.
As ocasiões são variadas como as receitas. Em "Sedução: Jantar a Dois", a chef dá um cardápio para "antes" e outro para "depois", com os mesmos ingredientes (afrodisíacos, claro) em duas versões.
Há menu para verão à beira da piscina ou réveillon na praia, há molhos "magros" para comer sem culpa e receitas com caviar, "foie gras" e champanhe.
Bem-humorado, o livro também traz soluções de menus para situações inusitadas, como garantir um clássico "brownie-e-lasanha" como segunda opção para os chatos. Ou oferece "discretas" homenagens, ao criar um menu que alia temperos da fazenda e vinhos de Bourgogne (percebeu a referência?) em "Recebendo Tucanos".
"São receitas sem complicação. Se usarmos bons ingredientes de maneira simples, como molhos com pouco cozimento e ervas frescas, fica fácil comer bem", diz Carla.
²
Livro: Carlota -Comidas Favoritas Lançamento: Mandarim Quanto: R$ 29 (276 págs.) Quando: lançamento no dia 20


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.