São Paulo, Terça-feira, 09 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

PICKLES: UMA ESTRÉIA DIVERTIDA
Bandeirantes, 13h.    (The Pickle). EUA, 1992, 95 min. Direção: Paul Mazursky. Com Danny Aiello, Dyan Cannon, Shelley Winters, Paul Mazursky. Após sucessivos fracassos, diretor de cinema (Aiello) em plena depressão tenta reativar sua carreira com uma ficção científica insana sobre picles voadores que querem dominar a Terra. O roteiro é do próprio Mazursky e aparentemente esboça uma crítica aos recentes rumos da produção norte-americana. O filme foi detestado nos EUA, onde Mazursky, durante anos, foi superestimado. Vale uma zapeada.

BANDIT CONTRA O CRIME ORGANIZADO
SBT, 14h15.   (Beauty and the Bandit). EUA, 1994, 91 min. Direção: Hal Needham. Com Brian Bloom, Brian Krause. Em plena decadência, Bandit tem o carro roubado por uma garota. Persegue-a num ônibus cheio de nudistas. Mais um episódio dessa série de filmes que nunca empolgou muito.

K-9 - UM POLICIAL BOM PRA CACHORRO
Globo, 15h35.    (K-9). EUA, 1989, 111 min. Direção: Rod Daniel. Com James Belushi, Mel Harris. Belushi é o tira que terá a ajuda de um fiel companheiro, o cachorro K-9, em sua tentativa de elucidar caso de tráfico de drogas. Comédia que está longe de ser o que de mais tonto produziu a saga canina no cinema. Mas também não é nenhuma obra-prima.

OS BAD BOYS
Bandeirantes, 21h55.    (Bad Boys). EUA, 1995, 118 min. Direção: Michael Bay. Com Martin Lawrence, Will Smith, Tcheky Karyo. Dois tiras amigos, porém bem diferentes, trabalham em Miami. Lawrence é casado e leva uma vida bem família. Smith é solteiro e meio playboy. Para efeito de resolver um caso de tráfico de drogas, os dois têm de trocar de identidade (e de vida). Enfim, a uma situação chapada, acrescenta-se um elemento no mínimo divertido. O filme precede a descoberta de Will Smith. Já Karyo, ator rohmeriano, não deixa de ser uma surpresa.

INTERCINE
Globo, 23h55. Hoje, a escolha se dá entre os filmes "Questão de Justiça" (1993, de James Keach, com Jane Seymour, Richard Kiley) e "Anos Rebeldes" (1994, de Gregory Widen, com Christopher Walken, Elias Koteas).

PAIXÃO DOS FORTES
Globo, 1h40.     (My Darling Clementine). EUA, 1946, 97 min. Direção: John Ford. Com Henry Fonda, Linda darnell, Victor Mature, Walter Brennan. Clássico do western sobre Wyatt Earp e Doc Holliday, duas figuras lendárias da ocupação do Oeste americano, que se encontram, ficam amigos e travam batalha com a quadrilha dos Clanton. Um dos grandes faroestes de Ford.

CONSPIRAÇÃO TÓXICA
Globo, 3h05.   (Incident at Dark River). EUA, 1989, 94 min. Direção: Michael Pressman. Com Mike Farrell, Tess Harper, Helen Hunt. Grupo de bravos moradores enfrenta indústria que joga poluentes em rio da sua região. Filmeco no qual a única curiosidade é a participação de Helen Hunt (de "Mad about You" e "Melhor É Impossível").

TV PAGA
A herança da escravatura que nos pesa

da Redação

Quando era ministro da Fazenda, Rubens Ricupero proferiu na TV uma frase estranha para alguém no seu cargo. Disse que o problema central do Brasil era pagar a imensa dívida representada pela escravatura.
Não era dívida externa. Nem interna. Era escravatura. Bem, esse fio complexo alguém terá de puxar e entender. Todos nos defrontamos com ele, todos os dias.
Bem, "O Fio da Memória" (Cinemax, 15h), de Eduardo Coutinho, puxa, justamente, o fio da escravatura e de sua herança.
É o que o cinema pode fazer, e não é pouco: trata-se de um documentário admirável. O resto fica por conta de nossa atribulada política nacional.
(IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Parece caos, mas é ordem
Próximo Texto: José Simão: Eu odeio a Juliana, mas adoro macarrão!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.