São Paulo, Terça-feira, 09 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pacote da Castle vale pelo heavy metal

RODRIGO DIONISIO
da Redação

A gravadora Abril Music adquiriu os direitos de comercializar no Brasil os discos lançados pela norte-americana Castle. Isso significou, neste ano, o relançamento remasterizado de 39 álbuns das bandas favoritas da casa nos EUA.
Os escolhidos são: Black Sabbath, Bruce Dickinson, Motörhead, Emerson Lake & Palmer, Helloween, Nazareth e Uriah Heep. Para próximo ano há mais, mas, do que já está no mercado, há muita coisa interessante.
Alguns CDs já valem pelo conteúdo histórico. Entre eles, o primeiro do Sabbath, de 1970, que traz "Black Sabbath", "The Wizard" e "Evil Woman", que, segundo lenda da época, se ouvida de determinada maneira faria a mulher da capa do disco aparecer.
Sim, conversa para boi dormir e para vender mais discos, mas esse tipo de coisa também dá sabor ao pacote todo. No encarte de "Black Sabbath", por exemplo, estão presentes o crucifixo invertido, o diabo, que era símbolo do grupo, e Ozzy apontando para um mendigo e rindo. Material semelhante acompanha o encarte de todos os CDs, carregados de fotos e textos.
Menos demoníaco e mais pesado que o álbum do Sabbath, "Orgasmatron" marcou a volta do Motörhead ao estúdio após três anos. Com produção de Bill Laswell, o trabalho parece ter sido gravado ao vivo em um barzinho.
É impecável e poderia trazer o subtítulo "Para Entender o Espírito Metal". "Deaf Forever" abre o disco e "Orgasmatron" tranca as portas, após nove músicas em 35 minutos. Nada mais a declarar.
Tudo bem, o pacote não fica só na metaleira, e se a idéia é ficar com algo mais calmo, ainda restam bons discos do Emerson, Lake & Palmer. Em caso de dúvida, fique logo com "Live at the Royal Albert Hall", de 1992. São 70 minutos de música divididos entre 11 faixas. Progressivo é isso aí.


Texto Anterior: Detroit Rock City
Próximo Texto: Download
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.