São Paulo, sexta-feira, 09 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERIKA PALOMINO

O QUE VOCÊ VAI FAZER DAQUI A 20 ANOS?

Exatamente em 1981 abria o Ritz, no agora clássico endereço da alameda Franca, 1.088. Em homenagem à data redonda do restaurante mais charmoso de São Paulo, a coluna desta semana é retrô e nostálgica. Saudosista mesmo. E o Ritz nasceu do Sanduíche, de Maria Helena e Arthur Guimarães, ponto de encontro de toda descolândia da época, numa idéia de Guaracy Mirgalovska. E que nem era descolândia, mas um grupo de amigos que simplesmente "passava lá". A casinha foi ajeitada por Wesley Duke Lee e tinha o hambúrguer como especialidade. Ainda tem. "As pessoas ficavam até do outro lado da rua, esperando para entrar", conta Lena. Ainda ficam. Artistas, jornalistas, pensadores urbanos, punks... O Ritz era um ícone dos 80 que, nos 90, recebeu Sergio Kalil, Lygia Lopes e Otavio Horta na sociedade. Nos anos 2000 foi a vez de Dado Salem e Carlinhos Kalil para a filial patricinha no Itaim. E, pra lembrar dos bons tempos, a fotógrafa Vania Toledo abre os seus arquivos nos dois endereços, na segunda-feira, em duas mostras. Ou melhor: amostras. São momentos daquela época no Ritz, do Sanduíche e da "danceteria" Radar Tantã (para usar um termo da época). Segundo Vania, "um tempo em que as pessoas se levavam menos a sério...".

TUDO DE BOM: DJ MARKY & BEN JOR
Brilhante, criativa, deliciosa a "Carolina Carol Bela", de Marky e Xerxes, para Toquinho e Ben Jor. A violinha é contagiante e depois explode num drum'n'bass suingado, sexy e gostoso. E eu não falei que Jorge Ben Jor era tendência? "Que ela mora no meu peito, e eu moro vizinho a ela, e eu fico desse jeito, pensando nos beijos, nos carinhos dela..." As produções de Marky vão sair pela Trama.

TERRY LEE BROWN, FINALMENTE
Terry Lee Brown Jr. toca hoje no Rio, na festa da Triton, e amanhã em SP, no Lov.e. E ele contou o que vai fazer: "Vou tocar mais tech-house, com alguns vocais. Procuro fazer uma boa mistura, nada que seja "boring"." Ôba. E hoje tem Layo & Buschwaca no Lov.e!!.

SETEMBRO EM NOVEMBRO
Feliz da vida, a diva Marina Lima faz novo disco com gravadora nova, a Abril Music. O disco se chama "Setembro", porque ela faz aniversário em setembro e, segundo ela, "foi todo feito em setembro". Mas será lançado em novembro. Já já.

É AMANHÃ RAVE PARA 12 MIL PESSOAS
Na MegAvonts, arenas de d'n'b, tecno e duas para os tranceiros: uma de psy e outra para hard trance. Entre os 36 DJs, Dave the Drummer, Glenn Miller e Dodgy. Marky lança seu CD lá.

PRAIA PRETA GANHA LOUNGE SUPERCOOL
Abre amanhã o Banana's, um lounge com vista para o mar, na Praia Preta, como parte do espaço do As Ilhas, do pai dos sócios/irmãos Doca e Guga Sander. Ainda entraram na história o produtor Benjamin Ramalho, que já fez de VMA a Rolling Stones. Doca é agente de Bob Wolfenson, no Superstudio, e Guga é assistente de direção nas produtoras Espiracolm e Salamandra. O quarto sócio, Marino, trabalha tipo com tecnologia e publicidade. Os quatro prometem arrastar a jovem descolândia de verão pra lá.

BRITNEY, BRITNEY, BRITNEY!
O furacão louro está de volta, mais mulher, mais sexy e absurda do que nunca, Britney tem disco novo na praça, chamado "Britney", e com a primeira música, "I'm a Slave for You", com produção dos Neptunes, que fizeram fama e fortuna de Kelis. A batida deles é inconfundível, toda quebrada, e deixou Britney mais moderna.

"SOU PUTA, SIM", DIZ NEGA GIZZA
E, por falar em Kelis, a Nega Gizza deixa a fofa no chinelo. Ela assina o rap "Prostituta" no CD da Muquifo Records, em que detona no refrão: "Sou puta, sim!". Ela é irmã do rapper MV Bill, moradora da Cidade de Deus e diz que fez pesquisa com prostitutas para escrever a letra. "Tem criança se prostituindo e ninguém olha pro lado. Já que eu não posso mudar essa situação, posso chamar a atenção para que alguém mude", diz. Fã de Elza Soares, Gizza diz que foi a cantora quem a inspirou: "Ela passa esperança com a voz, achei que, se fizesse o mesmo, minha vida iria mudar...". E vai. O disco solo sai com produção de Dudu Marote, Zé Gonzales e MV Bill.


Ouça a "Carol" de Marky e veja o mapa da MegAvonts no www.erikapalomino.com.br


Texto Anterior: Outros lançamentos
Próximo Texto: Televisão: Tribunal mantém "Casa dos Artistas" no ar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.