São Paulo, terça-feira, 09 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPORTAÇÃO

Evento cultural tem orçamento de US$ 20 mi

Gil anuncia parte da programação que vai à França no próximo ano

DA REPORTAGEM LOCAL

Tarsila do Amaral, Frans Krajcberg e Carlinhos Brown foram alguns dos nomes anunciados ontem pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, para fazer parte do evento "Brésil, Brésis" ("Brasil, Brasis").
O anúncio foi feito em conjunto com o embaixador da França no Brasil, Jean de Gliniasty, e com o presidente do comissariado brasileiro, André Midani.
O ministro anunciou ainda o convite feito pelo presidente francês, Jacques Chirac, ao presidente Lula para participar das comemorações do 14 de Julho, a data que comemora a Queda da Bastilha, a principal data nacional francesa.
O projeto orçado em US$ 20 milhões será financiado pelos governos brasileiro e francês e pela iniciativa privada. Boa parte ainda não foi confirmada por falta de patrocínio.
Entre os confirmados, estão as peças "Os Sertões", adaptação do livro de Euclydes da Cunha de José Celso Martinez Corrêa, e "Hysteria", elogiada montagem do jovem grupo XIX de Teatro.
Além de Carlinhos Brown, que deve se apresentar em um trio elétrico na Cote D'Azur durante o verão europeu, haverá um show de "seis grandes músicos" brasileiros. Gil foi um dos convidados.
Um espaço de 2.500 m2 será montado no Marais, em Paris, durante três meses, para mostrar a cultura regional, com música e exposições de arte.
As atrações fazem parte da temporada "Saisons Culturelles Étrangères en France", que, desde 1985, recebe manifestações culturais de países estrangeiros. Elas serão mostradas por todo o país de março a dezembro de 2005.


Texto Anterior: Televisão: Morre Howard Keel, protagonista de "Dallas"
Próximo Texto: Pé de guerra: Imortais da Academia Brasileira de Letras brigam durante festa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.