São Paulo, quarta-feira, 09 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Exposição, livro e turnê de Maria Rita marcam 30 anos sem Elis em 2012

DE SÃO PAULO

Exposição itinerante, livro e uma pequena turnê da cantora Maria Rita vão marcar, a partir de março de 2012, os 30 anos da morte de Elis Regina (1945-1982).
O projeto "Viva Elis" é uma ideia de João Marcello Bôscoli, filho mais velho da cantora, e vai passar por cinco capitais brasileiras. Estão no roteiro as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre. Datas e locais ainda não estão definidos. A exposição promete reunir material desconhecido de todas as fases da vida de Elis, desde a infância, em Porto Alegre, até seus últimos dias de vida, em São Paulo.
Estarão incluídos fotografias, documentos (a carteira de trabalho já está separada), toda a obra gravada pela cantora e vídeos de seus espetáculos musicais -como o emblemático "Falso Brilhante", que estreou em 1975 e ficou mais de um ano em cartaz. Entrarão também objetos pessoais de Elis (até o álbum de casamento com Ronaldo Bôscoli, que a cantora mandou destruir depois de uma briga, mas que foi guardado sem que ela soubesse), roupas que usou em cena e material recolhido por fãs, como ingressos de shows e cartas.
Depoimentos inéditos de 50 personagens centrais na história da cantora -entre eles, Milton Nascimento, Gal Costa, Gilberto Gil, Roberto Menescal, Fagner, César Camargo Mariano, Renato Teixeira, Marília Pera e Jô Soares- estão sendo reunidos em documentário que também integrará a exposição.
Filha de Elis, Maria Rita participa do projeto visitando sucessos da mãe em show inédito. Serão cinco apresentações ao longo do ano, nos mesmos locais por onde passará a exposição. Ela ainda não definiu o repertório. Com patrocínio da Nivea, tanto os shows quanto a exposição serão gratuitos.
Por fim, o livro sobre Elis já está escrito há alguns anos. Segundo João Marcello, foi feito pelo universitário Allen Guimarães. "É essencialmente bibliográfico, feito para consulta", diz. "Não é um livro autoral como, espero, vão escrever um dia."


Texto Anterior: CDs
Próximo Texto: SWU começa no sábado com mais de 70 atrações
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.