São Paulo, sábado, 09 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ópera "João e Maria" volta ao Municipal

Obra infantil de Engelbert Humperdinck é encenada com ajuda de marionetes e sob regência de Jamil Maluf

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Teatro Municipal volta a apresentar a partir de hoje um de seus maiores sucessos dos últimos anos: a ópera infantil "João e Maria", do compositor alemão Engelbert Humperdinck (1854-1921), na mesma produção encenada pela primeira vez em julho de 2002. Serão cinco récitas.
É algo perfeitamente singular em termos de qualidade cênica e concepção, com a casa da bruxa que parece ser feita de marshmallow e pirulitos e em que há toda uma coreografia dos bichos da floresta, em verdade marionetes manipulados e realçados pela luz negra.
"Hänsel und Gretel", designação original em alemão, estreou em Weimar às vésperas do Natal de 1893. Humperdinck foi um dos grandes nomes do segundo romantismo germânico, tendo sua obra associada à estética de Richard Wagner -a música contínua com motivos temáticos e a tradução sutil do enredo por meio de recursos sinfônicos.
A exemplo da estréia no Municipal, há quatro anos e meio, de suas reprises no final de 2002 e em 2004 e de sua montagem em 2003 no Municipal do Rio, o espetáculo traz a Orquestra Experimental de Repertório regida por Jamil Maluf. A direção cênica é de Flávio de Souza, e os cenários e figurinos, de Fernando Anhê.
O elenco, com uma bela presença cênica, traz vozes excepcionais: Denise de Freitas (João), Andréa Ferreira (Maria), Regina Elena Mesquita (Bruxa), Céline Imbert (Mãe) e Leonardo Neiva (Pai).
Jamil Maluf, que é também o diretor do Municipal, diz que essa reapresentação caracteriza a ópera de repertório -modelo que ele desejaria para o teatro paulistano-, em que as produções são estocadas para remontagens periódicas.

Produções transferidas
O Municipal terá seu palco reformado no primeiro semestre do ano que vem. Durante a reforma, as produções líricas serão transferidas para outro teatro da prefeitura, o Paulo Eiró, no bairro de Santo Amaro, zona sul. Os concertos das 11h de domingo da Sinfônica Municipal e da Experimental de Repertório passarão a ser feitos no Auditório Ibirapuera.
A programação de 2007 será apenas anunciada em janeiro, na semana do aniversário da cidade. Mas Jamil Maluf diz que a temporada que se encerra já traz algo importante a comemorar: o público do teatro deverá totalizar durante o ano 180 mil, superando os 175 mil da temporada de 2005.


JOÃO E MARIA
Quando:
hoje e dia 17, às 17h, e nos dias 11, 13 e 15, às 19h30
Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo s/n, região central, tel. 0/xx/11/3222-8698)
Quando: R$ 10 a R$ 15


Texto Anterior: Amilcar Packer subverte os significados do cotidiano
Próximo Texto: Música: Show gratuito homenageia Villa-Lobos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.