São Paulo, quinta-feira, 09 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vandermark vem ao Brasil pela primeira vez

Saxofonista toca jazz experimental no CCSP

FABRICIO VIEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Experimentar é a palavra de ordem que rege o trabalho do saxofonista norte-americano Ken Vandermark.
Uma das figuras centrais do jazz contemporâneo, o artista de Chicago não gosta de restringir sua música a rótulos estanques. Aos 46 anos, vem pela primeira vez ao Brasil para exibir sua inquieta sonoridade.
"Já fui criticado por diversificar muito meus projetos. Mas é assim que gosto de trabalhar, envolvido em diversificadas estéticas criativas", disse Vandermark à Folha.
O músico, que desembarca acompanhado de Mark Sanders (bateria) e Luc Ex (baixo), trabalha hoje com vários grupos paralelamente, explorando elementos que vão desde o free jazz até o rock e o funk.
"Não tenho certeza ainda sobre o que apresentaremos. Todo o show será improvisado e o resultado poderá ser muito abstrato em uns momentos e marcadamente rítmico e melódico em outros. Gosto da ideia de que as portas estarão abertas para criarmos", diz.
Herdeiro e parceiro de outros saxofonistas nervosos como o alemão Peter Brötzmann e norte-americano Fred Anderson (1929-2010), Vandermark demonstra otimismo quando fala sobre o jazz mais experimental.
"Há muita gente fazendo novos sons incríveis e tenho visto uma boa audiência para esse tipo de música. E o melhor é que muitos dos ouvintes são jovens."

KEN VANDERMARK TRIO

QUANDO amanhã, às 19h
ONDE Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, tel. 0/xx/11/ 3397-4002)
QUANTO grátis (retirar ingresso duas horas antes)
CLASSIFICAÇÃO não informada


Texto Anterior: Osesp encerra sua temporada 2010 com Nelson Freire
Próximo Texto: Crítica/Pop: Previsível, disco póstumo com inéditas de Michael Jackson é a raspa do tacho
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.