São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANIMAÇÃO

Morre aos 81 Iwao Takamoto, criador do cão Scooby-Doo

DA REPORTAGEM LOCAL

Iwao Takamoto, animador que criou o cão Scooby-Doo e famosos personagens de desenhos como "Os Jetsons", morreu anteontem, em Los Angeles, de problemas cardíacos. Ele tinha 81 anos.
Takamoto estava internado no Centro Médico Cedars-Sinai, onde passava por tratamento de problemas respiratórios, disse Gary Miereanu, porta-voz da Warner Bros. Animation. O animador trabalhava como vice-presidente dessa divisão da Warner.
Quando estava na Hanna Barbera, no final dos anos 60, Takamoto criou Scooby-Doo, atrapalhado personagem inspirado em um cão dinamarquês, e sua turma -o dono, Salsicha, e os amigos Velma, Dafne e Fred.
Outro cão famoso também desenhado por Takamoto foi o irritante Muttley -no Brasil, conhecido personagem da animação "A Corrida Maluca". Astro, dos "Jetsons", é outra criação do animador norte-americano, nascido em Los Angeles e de família de origem japonesa.
Ele passou parte da Segunda Guerra em um campo de prisioneiros, onde aprendeu técnicas de ilustração.
Takamoto também trabalhou nos estúdios Disney, onde participou da equipe de animação de títulos como "Peter Pan" e "Cinderela".
Em 1973, ao lado de Charles A. Nichols, co-dirigiu o longa em animação "A Menina e o Porquinho".


Texto Anterior: Televisão: João Bosco cobra desculpas de diretor do especial sobre Elis
Próximo Texto: Cinema: Diretor de "Titanic" volta às telas em 2009
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.