|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
TELEVISÃO
Levantamento mostra que jovem vê menos TV
Nos EUA, espectador de 14 a 25 anos passa menos tempo diante da TV que idosos
Jovens dedicam à televisão, em média, 10,5 horas semanais; grande parte prefere ver os mesmos programas no computador
DA REPORTAGEM LOCAL
Uma pesquisa recém-divulgada nos Estados Unidos mostra que, quanto mais jovem o
telespectador, menos tempo
ele passa em frente à TV.
Segundo o levantamento "O
Estado da Democracia Midiática", conduzido pela empresa de
consultoria Deloitte, a audiência que tem entre 14 e 25 anos
assiste à televisão 10,5 horas
por semana, em média.
Já a fatia de público que vai
dos 26 aos 42 anos costuma dedicar 15,1 horas semanais à telinha. O número sobe para 19,2
horas/semana na faixa de 43 a
61 anos e chega a 21,5 horas/semana entre os de 62 a 75 anos).
A sondagem sugere que, mesmo quando se trata de assistir a
séries televisivas ou filmes, os
jovens de 14 a 25 anos dão preferência à tela do computador.
Eles são o grupo etário que
mais tempo passa vendo DVDs
no computador -1,9 hora semanal, em média. Na TV, para
efeito de comparação, os jovens
veem menos DVDs do que os de
26 a 42 anos.
O estrato jovem também é o
campeão em tempo de interação com mídias. Isso porque, de
acordo com a pesquisa, as horas
que o adolescente norte-americano médio costumava "gastar"
com televisão estão agora sendo dedicadas a vídeo-games,
música e internet.
Cinema
Apesar de preterida pela audiência mais jovem, a televisão
ainda se mantém no topo da relação de mídias publicitárias
mais influentes.
Segundo o estudo, a TV é sucedida por revistas, internet,
jornais impressos, rádio e outdoors. Em sétimo lugar, aparecem os sites de relacionamento
(tais quais Orkut e Facebook),
separados da internet para
efeito de pesquisa.
A Deloitte também aferiu a
assiduidade com que o norte-americano vai ao cinema. O resultado aqui é inverso ao do
braço da pesquisa que identificou os hábitos televisivos. Ou
seja: quanto mais avançada a
idade, menos idas à sala escura.
O grupo de 14 a 25 anos passa
1,8 hora por semana no cinema,
bem mais do que a 0,9 hora semanal verificada entre os de 43
a 61 anos ou a 0,7 hora notada
entre os de 62 a 75 anos.
Com agências internacionais
Texto Anterior: Eletrônica: Matthew Dear volta a tocar no D-Edge Próximo Texto: TV: Globo exibe 4ª temporada de Lost Índice
|