São Paulo, sábado, 10 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

Atores vivem personagens de crônicas pelas ruas de SP

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Existem seis personagens soltos pelas ruas de São Paulo, vagando desde setembro em busca de uma história.
Muita gente já os viu por aí, na avenida Paulista, em shoppings, ruas e parques. E hoje, às 18h, esses mesmos personagens, na pele de atores dos grupos Linhas Aéreas e Atelier de Manufactura Suspeita, fazem uma nova intervenção pública, condensando exercícios de improvisação e o universo literário de Voltaire de Souza, pseudônimo do colunista da Folha Marcelo Coelho em crônicas do jornal "Agora".
O estilista Kuko Jimenez, a empresária Gisela e o morador de rua Fergusson são alguns desses personagens das crônicas de Voltaire.
Respiram um mundo de mesquinharias, violência e tédio. Sob direção de Maurício Paroni de Castro, os atores estilizam seus costumes, gestos, pensamentos, depois vão para as ruas saber como é que suas criaturas se comportariam em situações das mais diversas.
O exercício se define por meio de regras aleatórias.
Por exemplo: um dia, esses atores-personagens se reuniram em um bar. A regra era não falar nada, nem mesmo com o garçom, e anotar as reações das pessoas. Os exercícios devem prosseguir, sempre em espaços públicos, até abril, quando serão transformados em livro e peça.


PROJETO VOLTAIRE DE SOUZA
Onde:
pça. Roosevelt (ponto de encontro no Espaço Satyros 1, na altura 214; tel. 0/xx/11/ 3258-6345)
Quando: sex., sáb. e dom., às 18h
Quanto: grátis


Texto Anterior: "Sassaricando" vira fenômeno no Rio
Próximo Texto: Política cultural: Gil lança programa de fomento em Recife
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.