São Paulo, Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NETVOX
Cápsula do tempo


MARIA ERCILIA

Editora de Internet


É tão fácil construir, apagar e modificar uma página na Internet, que ninguém se preocupa muito em conservar sites. O maior arquivo do mundo é também o mais perecível e o mais malconservado.
Dificilmente os arqueólogos do futuro vão ter o prazer de desenterrar velhas páginas na Web e descobrir o que se escrevia na Internet em 1999.
Pouquíssimos sites se dão ao trabalho de guardar suas primeiras versões -muitos jornais e revistas que guardam cuidadosamente em um arquivo suas edições inaugurais já deixaram afundar no esquecimento a primeira manchete que colocaram na rede.
Ninguém pensa em reservar um cantinho no seu servidor para o site do ano passado. Isso é parte de uma cultura que tem pressa em consumir, mastigar e cuspir o que vê pela frente e não dá muita bola para ontem, nem para o ano passado.
A Internet tem uma quantidade enorme de registros espontâneos da vida privada de milhões de pessoas -o tipo de coisa que um historiador jamais teve à sua disposição antes. São fotos, diários, discussões e arquivos que podem desaparecer de um momento para o outro.
Uma escola de administração do MIT (Massachussetts Institute of Technology) criou uma cápsula do tempo na Internet, que será aberta somente em 2004.
Foram escolhidas páginas consideradas representativas deste momento, nos Estados Unidos: um guia para pais explicarem o impeachment de Clinton para seus filhos, um trecho de rádio narrando o julgamento do presidente, uma página do site de leilões eBay e alguns sites para mulheres (mitsloan.mit.edu/timecapsule/main.html).
Estão incluídas previsões de pessoas famosas sobre a Internet, que só serão divulgadas em cinco anos. Entre elas, Kofi Annan, secretário-geral da ONU, e Bill Gates. O site está aberto a ex-alunos e professores da escola para que também façam suas previsões.
Em apenas cinco anos, é bem possível que os instantâneos guardados na cápsula pareçam mais com lembranças kitsch que com antiguidades interessantes.
Mas a idéia tem seu valor. Os sites bem que poderiam guardar os "melhores momentos", preservando seus desenhos antigos. Ocuparia pouco espaço, não daria muito trabalho e devolveria uma sensação de história e de tempo passando -para saudosistas como eu.
Há quem esteja preocupado também com os sites que ficam órfãos. Afterlife (www.afterlife.org) é uma associação que se encarrega de garantir a sobrevivência de páginas pessoais, depois que o dono morrer.
Mas a maioria desses esforços bem-intencionados não tem muito fôlego. O Internet Archive (www.archive.org), anunciado há dois anos como um gigantesco repositório de "toda" a Internet, nunca mais foi atualizado. Ao que parece, o projeto não foi muito para frente.

Lycos
Lycos, um dos mais antigos sites de busca da Internet, anunciou ontem uma fusão com a empresa USA Networks (de TV a cabo; atinge 70 milhões de domicílios no país). A nova empresa tem valor estimado em US$ 18 bilhões e vai se chamar USA Lycos Interactive Network. O conglomerado Seagram Corporation é dono de 45% das ações da USA Networks.
Até a semana passada, a emissora de TV NBC (empresa da General Electric) negociava a compra de parte das ações do Lycos. Mas o negócio não foi para a frente.
O Lycos era o único dos principais programas de busca norte-americanos (os outros são Yahoo, Excite e Infoseek) que não tinha até agora se envolvido em uma grande fusão.

E-mail:netvox@uol.com.br

UMA PERGUNTA PARA...
Pascal de Vries, o suíço responsável pelo site International Lyrics Server, que abrigava mais de 100 mil letras de músicas e recebia cerca de 100 mil visitantes por dia. Fundado em 97, ele foi fechado há algumas semanas, por ordem judicial, por não pagar direitos autorais pelas letras de seu arquivo (www.lyrics.ch):
O International Lyrics Server vai sobreviver? Como?
Sim, vai. Ou conseguimos estabelecer uma cooperação com os editores das letras, ou ganhamos deles nos tribunais.

LINGERIE E BIQUÍNIS
O "desfile" da marca de lingerie Victoria's Secret na Internet foi chato e impossível de ver -as modelos pareciam borrões (ainda pode ser visto em www.victoriassecret.com). Mesmo assim, segundo a auditoria da NetRatings, a audiência chegou a 2,26% dos americanos. Entusiasmada, a revista "Sports Illustrated" decidiu antecipar trechos da edição com modelos de biquíni. Na segunda, entrou a foto da capa (www.cnnsi.com). Ontem, uma galeria de fotos. Amanhã estarão disponíveis trechos do vídeo feito na produção das fotos.

IBOPE
O Ibope acaba de divulgar sua última pesquisa sobre usuários da Internet no Brasil, realizada em dezembro do ano passado. São 2,702 milhões de usuários em nove regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador e Brasília). Dessas regiões, 7,36% dos moradores usam a Internet. Foi um crescimento de cerca de um ponto percentual em relação à última pesquisa, de julho de 98 (eram 6,48% ou 2,376 milhões). Veja mais informações no site www.ibope.com.br.


Texto Anterior: Televisão - José Simão: Carnaval 99! Vou sair de batina e chicotinho!!!
Próximo Texto: Eurocentrismo domina Berlim 99
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.