São Paulo, quarta-feira, 10 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Renato Rocha Miranda/TV Globo
EXU Francisco Cuoco e Matheus Nachtergaele gravam "Da Cor do Pecado"; a novela das 19h deu 45 pontos sábado, mesma audiência de "Celebridade" e maior do dia e horário desde "A Viagem" (94)

Globo bate recorde de merchandising social

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A TV Globo veiculou no ano passado 1.188 merchandisings sociais em suas telenovelas, 4% a mais do que em 2002, quando exibiu 1.138 ações. São merchandisings sociais cenas que falem, por exemplo, de prevenção à Aids e de proteção dos idosos e alcoolismo.
Os números estão na revista "Balanço Social", que a Globo começou a distribuir a formadores de opinião. O capítulo sobre merchandising social nas novelas leva o título de "A ficção vira lei".
Nele, a emissora comemora que a novela "Mulheres Apaixonadas" "deu uma contribuição decisiva para a aprovação, no Congresso, do Estatuto do Idoso, do Estatuto do Desarmamento e de lei que tipifica o crime de ‘violência doméstica’, que inclui agressões à mulher".
O texto cita depoimento do presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), que diz que a novela "desengavetou projetos". O deputado está no ar em campanha da Globo sobre seus feitos. É a primeira vez que a emissora faz "balanço social no ar".
Segundo a revista, "Mulheres Apaixonadas" bateu o recorde de merchandisings sociais, com 623 ações, seguida por "Malhação" (227; Aids, preconceito sexual, adoção) e "Agora É que São Elas" (145; cooperativismo, coronelismo, voto consciente). Em 2002, "O Clone", teve 269 ações.
A Globo conta merchandisings sociais desde 2000, quando teve 580 ações. Em 2001, foram 483.

OUTRO CANAL

Cofre A Record vai gastar R$ 250 mil por programa, ou R$ 1 milhão por mês, com seu novo "Domingo Total", que pretende ser uma versão do "Fantástico". A emissora comprará material das redes americanas e terá correspondentes em Nova York e Londres, mas ainda não contratou repórteres para a produção, que estréia dia 29.

Exposição 1 Ex-HBO e no ar no canal pago Multishow e na Rede 21, a série "Sex and the City", que acabou nos EUA em fevereiro, vai passar também no Fox. O canal vai exibir as três primeiras temporadas a partir do dia 4 de maio, dois episódios a cada terça.

Exposição 2 No Multishow, estréia em abril a sexta e última temporada de "Sex and the City". O canal também irá reprisar a primeira temporada do seriado, logo após o episódio inédito, nas segundas-feiras.

Telhado Não houve acordo entre a Record e a apresentadora Olga Bongiovanni, que a emissora queria contratar para o novo "Vida ao Vivo" (programa que discutiria casos reais, dramatizados). Ex-Band, Olga está negociando com a Rede TV!.

Estresse São cada vez mais freqüentes na Rede TV! reuniões para discutir por que a emissora está perdendo audiência. Um diretor da emissora já ameaçou: quem não subir no Ibope vai sair do ar.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão: Socorro! Chama o bombeiro da Luma!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.