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Decisões erradas
e brigas selaram
queda da firma
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Um dos extras do DVD "Once Upon Atari" traz Nolan
Bushnell, fundador da Atari,
em uma entrevista sobre o
mercado de games. "Eu não
sou o pai do videogame, [Steve] Russell e os caras que fizeram o "SpaceWar" em 1962 é
que são. O meu feito foi conseguir vendê-los. Eu os transformei em uma indústria", diz,
sem modéstia.
Mais do que fabricar jogos
clássicos ou ser o ícone central
da primeira era de ouro dos videogames, a Atari pode se vangloriar por ter colocado a lógica
eletrônica dentro da vida das
pessoas. Foi a primeira vez que
um equipamento eletrônico se
tornou um ícone cultural em
larga escala.
"A Atari fez história na eletrônica ao colocar computadores nas casas das pessoas",
emenda o diretor Scott Warshaw. "Os computadores pessoais até estavam vendendo,
mas não muito rapidamente, e
ninguém sabia o que fazer com
um deles. A Atari mostrou ao
mundo como você pode se divertir com um computador em
casa. Ela curou os medos com
relação a isso e elevou o número de vendas de milhares para
milhões! Eles mudaram o
mundo como o conhecemos."
Após tatear o mercado com o
jogo de tiro "Computer Space",
que fracassou, Bushnell e seu
sócio Ted Dabney deixaram
uma versão rudimentar do tênis bidimensional "Pong", que
funcionava à base de moedas,
em um bar de San Francisco.
No dia seguinte, quando checaram a máquina e viram que ela
estava lotada de moedas, concluíram que "Pong" havia sido
jogado durante toda a noite.
Foi quando os dois perceberam
que, melhor do que vender a
idéia para alguém, o ideal era
abrir seu próprio negócio.
No início de 1973, "Pong" era
uma febre em todos os EUA e
inaugurava o conceito de arcade eletrônico, aos poucos invadindo as casas de fliperama.
Quase 10 mil máquinas foram fabricadas e vendidas. Mas
o grande salto da empresa
aconteceu com o "Pong" doméstico, que foi lançado em
1975 e rendeu números gigantes: 150 mil consoles vendidos,
US$ 40 milhões em vendas,
US$ 3 milhões de lucro no primeiro ano. No ano seguinte,
Bushnell vendeu a empresa para o conglomerado Warner,
que impôs um novo presidente, o executivo mão-de-ferro
Ray Kassar.
A era eletrônica começa para
valer nos anos 80, quando a
IBM lança o computador pessoal, e os videogames se tornam massivos.
A Atari lança vários hits, como "PacMan", "Defender" e
"Asteroids", ao mesmo tempo
em que a rixa entre o setor de
programação e o departamento comercial explode. A queda
acontece em 83, quando a empresa faz diversas opções erradas de mercado, a mais célebre
sendo o jogo "E.T.", um dos
maiores fracassos da história
do videogame, que foi eleito
pela imprensa especializada
como o pior jogo da história.
O fiasco foi tamanho que a
empresa enterrou mais de 5
milhões de cartuchos em um
deserto no Novo México, pois
as crianças não o queriam nem
de graça.
A partir daí, a Atari desanda.
Passa das mãos da Warner para vários empresários e, aos
poucos, definha com diferentes
tentativas de volta ao mercado
(o portátil Lynx, o console Jaguar), sem nunca conseguir repetir o sucesso original.
(AM)
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