São Paulo, quinta-feira, 10 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

A fantasia que invade o real

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Os efeitos digitais aproximaram o cinema de forma quase vertiginosa do desenho animado. E o fascínio do desenho consiste em, justamente, contrariar as normas do realismo. Tudo é possível: o cara cai de dez andares, fica amassado como uma tábua de passar roupa, dá uma respirada forte e volta ao normal.
É fabuloso, convenhamos. Veja, por exemplo, o que ocorre em "O Máskara" (TNT, 22h). A fantasia circula livremente, desbragada, hiperbólica, inquietante, anárquica como um velho desenho de Tom & Jerry ou do Picapau.
Ao mesmo tempo, um fato a notar, na direção contrária, é a evolução realista da animação na era do computador. Hoje a animação busca a semelhança do humano como padrão. Um bom exemplo recente: "Os Incríveis".

TV ABERTA

Confusão Amorosa
Record, 14h20.
(Two Ninas). EUA,1999, 88 min. Direção: Neil Turitz. Com Cara Buono. Candidato a escritor que não dá sorte nem com editoras nem com mulheres resolve deixar Nova York e tomar conta dos negócios familiares, no Maine. Logo antes de viajar, porém, entram em sua vida duas mulheres, ambas com o nome Nina. Baixo orçamento e bem falado. Vale uma conferida. Inédito.

Sem Sentido
Globo, 15h50.
(Senseless). EUA,1998, 93 min. Direção: Penelope Spheeris. Com Marlon Wayans. Sem grana, jovem desempregado topa tornar-se cobaia de experiência para ampliação dos sentidos humanos. Em vez de resolver seus problemas, a atividade vai complicar de vez a sua vida, já que se trata de uma comédia.

O Filho do Demônio
SBT, 22h15.
(The Devil's Child). EUA,1997, 90 min. Direção: Bobby Roth. Com Kim Delaney. Quando a mãe morre, homem busca descobrir uns tantos segredos que envolvem sua vida e descobre que é nada mais nada menos do que filho do Demônio. Feito para TV. Inédito.

O Mistério da Sra. Murphy
SBT, 2h30.
(Murder She Purred: A Mrs Murphy Mistery). EUA, 1998. Direção: Simon Wincer. Com Ricki Lake. Senhora Murphy é o nome de uma gata que, em companhia de seu amigo, o cão Tucker, presencia um crime. A desconfiança dos animais quanto ao responsável pelos crimes recai sobre um médico que mudou há pouco para as redondezas e, para completar, anda paquerando a dona de Murphy. Só para São Paulo.

Intercine
Globo, 2h.
Entra na quinta o favorito dos votantes, entre "Nos Bastidores da Notícia" (1987, de James L. Brooks, com William Hurt, Albert Brooks, Holly Hunter) e "Terror na Montanha-Russa" (1977, de James Goldstone, com George Segal, Richard Widmark).

Bem-Vindo a Sarajevo
SBT, 4h30.
(Welcome to Sarajevo). EUA/Inglaterra, 1997, 101 min. Direção: Michael Winterbottom. Com Stephen Dillane, Woody Harrelson. Jornalistas (um inglês e um americano) e suas atitudes diante da guerra civil na Iugoslávia e seus horrores, em filme que mistura ficção e documentário e que lançou o britânico Winterbottom como realizador de prestígio. Só para São Paulo.

O Último Show das Louras Explosivas
Globo, 4h20.
(The Last of the Blonde Bombshells). EUA, 2000, 90 min. Direção: Gillies MacKinnon. Com Judi Dench, Ian Holm, Leslie Caron, Olympia Dukakis. Após a morte do marido, Judi Dench trata de remontar a banda Blonde Bombshells, a única inteiramente de mulheres na Inglaterra dos anos 40. Terá a ajuda de seu antigo empresário, Ian Holm. Feito para TV a cabo. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Nazaré não choca nem ovo!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.