São Paulo, sábado, 10 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRELINHAS

Los hermanos

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Não se deixe assustar pelo termo Cerlalc que vem logo abaixo. Vem de dentro dessa sigla estranha, abreviação para Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e Caribe, uma notícia fresquinha (e quentinha) para a literatura brasileira. Em recente reunião do Conselho Executivo da entidade na Colômbia foi aprovada por unanimidade uma resolução que determina que os 20 países membros (da América Latina e Caribe, mais a Espanha) devem incluir em seus programas de compras de livros volumes de língua portuguesa.
"Os países de língua espanhola passam a incluir um percentual de livros traduzidos de autores brasileiros", comemora Galeno Amorim, coordenador do Fome do Livro e recém-eleito vice-presidente da Cerlalc. "O México já vinha fazendo algo semelhante, que criou importante mercado para escritores e editores brasileiros", completa.

LILIPUT EM FESTA
E a Libre continua crescendo. Na semana passada "Entrelinhas" noticiou que as editoras da liga de pequenas e médias editoras foram convidadas para participar da Feira de Frankfurt. Nesta semana a entidade teve outra novidade de gente grande. Às 74 editoras se juntaram agora outras 23.

PRÓXIMOS CAPÍTULOS
Nem bem pôs o ponto final em "Um Só Coração", a minissérie que serviu Oswald e outros para as massas, e Alcides Nogueira já começou a matutar no seu próximo projeto de literatura na Globo. O dramaturgo agora deve escrever uma novela das seis inspirada em livros menos conhecidos de Maria José Dupré (1905-84), autora de "Éramos Seis".

BIENAL DO B
Na semana de estréia da todo-poderosa Bienal de SP, eis que surge uma "concorrente" inesperada. O prédio da História da USP recebe de amanhã a sexta, das 9h às 21h, a primeira edição da Feira Internacional do Livro, com livros com 40% de desconto de editoras do Brasil, Portugal e México.

O SUMIÇO DO ROMANCE
Há um mês a seção "Fora da Estante", ao lado, comentou a inexistência de edição nacional do clássico "Nedjma" (1956), do argelino Kateb Yacine. Isso refrescou uma memória perdida de Renato Janine Ribeiro. O intelectual escreveu para contar que traduziu esse romance para a Ática há 20 anos, e esta nunca o publicou. Janine ficou sem cópia da tradução, feita em máquina de escrever. Editores da Ática consultados pela Folha não sabem do paradeiro do calhamaço. Alguma pista?

GOOGLE
O território do "www" tem dois novos espaços para as letras. Entraram no ar nesta semana as páginas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira (www.premioportugaltelecom.com.br) e o da Festa Literária de Parati (www.flip.org.br).


@ - elek@folhasp.com.br

FORA DA ESTANTE

Após uma Sexta-Feira Santa, esta coluna lembra um "santo" diferente: Saint-Simon, ou duque de Saint-Simon, forma como ficou conhecido o francês Louis de Rouvroy (1675-1755). Soldado, escritor, memorialista, historiador, "repórter" dos acontecimentos da corte de Luís 14, Saint-Simon era antes de tudo um grande estilista. Paulo Mendes Campos, em velho texto sobre o escritor, lembra que Stendhal dizia jamais perder o apetite para três pratos: Shakespeare, Saint-Simon e espinafre. Marcel Proust também adorava "perder" seu tempo com os 41 volumes -é, 41 volumes de "Memórias"- que Saint-Simon começou a escrever aos 60. Você não os encontrará entre os 150 mil títulos que a Bienal começa a exibir na quinta, nem mesmo em alguma versão de trechos escolhidos. Mais uma vez, falta-nos memória.

  SEGUNDA O historiador Lincoln Secco fala no Café Filosófico da livr. Cultura (tel. 0/xx/11/ 3170-4033), onde lança "A Revolução dos Cravos - 30 Anos de um Novo Portugal", primeiro livro da editora Alameda0  TERÇA Debate com Marcelino Freire marca lançamento do livro "Cinco Marias" (Bertrand Brasil), de Carpinejar, na Cultura (0/xx/11/3170-4033)0  TERÇA A Edusp lança "Do Positivismo à Desconstrução", organizado por Leyla Perrone-Moisés, na Cultura (0/xx/ 11/3285-4033)0  QUARTA "Nova Geografia da Fome" (ed. Tempo d'Imagem), de Xico Sá e U. Dettmar, tem lançamento na Fnac (0/xx/11/ 4501-3000)0  QUARTA Ottoni Jr. lança seu "O Baú do Guerrilheiro" (Record), na livr. Cultura0  QUINTA Ilana Casoy autografa "Serial Killers Made in Brazil" (Arx) na Fnac (0/xx/11/ 4501-3000)0  QUINTA A escritora suíça Sylviane Roche faz conferência na FFLCH, na USP (0/xx/11/3091-5041)


Texto Anterior: "Vampiro" está em coletânea de "minicontos"
Próximo Texto: "Cara, Cadê o Meu País" e "Roger e Eu": Michael Moore volta maniqueísta e bajulador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.