São Paulo, quinta-feira, 10 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Joyce comemora 40 anos de carreira com convidados

DA REPORTAGEM LOCAL

Para comemorar seus 40 anos de carreira, Joyce queria editar em 2008 um livro com partituras de 70 músicas suas.
Enfim, um cancioneiro, como se dizia. "Em português moderno, é songbook", lembra.
Sem conseguir patrocínio, resolveu fazer o que chama de "cancioneiro ao vivo". A série de shows vai de hoje ao dia 20, no teatro Fecap, com convidados todas as noites: Francis Hime (hoje), as filhas Clara Moreno e Ana Martins, Dori Caymmi, João Donato, Leila Pinheiro, Zé Renato, Roberto Menescal, Mônica Salmaso e Zélia Duncan. No próximo domingo, será gravado um DVD.
"Eles cantarão músicas estalando de novas. Não queria que ficasse algo voltado para o passado", afirma Joyce, 60.
Há um recuo ao início da carreira com "Me Disseram" e "Não Muda, Não", músicas de seu disco de estréia (de 1968). A primeira lhe rendeu uma vaia no 2º Festival Internacional da Canção; a segunda, acusações de vulgaridade. Letras tratando de mulheres independentes ainda não caíam bem. "68 demorou a chegar aqui.
Vinicius [de Moraes] dizia que eu era feminista, e eu nem sabia o que era isso. Para me elogiar, diziam que eu compunha e tocava como homem", conta ela.
A situação já era outra em 1980, quando lançou o disco "Feminina", com os sucessos "Essa Mulher", "Mistérios", "Clareana" e "Da Cor Brasileira". Eles estarão no show, no qual Joyce terá ao lado apenas Lula Galvão (violão e guitarra), Rodolfo Stroeter (baixo) e Tutty Moreno (bateria).
"O mínimo é o máximo", brinca ela, cujas músicas são hits em pistas européias graças a remixes de DJs. "Eu libero tudo, mas digo para eles: "Faça você, não me convide". Não vejo graça nesse negócio de pop."


JOYCE
Quando:
de hoje a 20/4 (qui. a sáb., às 21h; dom., às 19h)
Onde: teatro Fecap (av. Liberdade, 532; tel. 0/xx/11/3188-4149)
Quanto: de R$ 5 a R$ 40


Texto Anterior: Algumas músicas
Próximo Texto: NY Dolls recriam gênese punk
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.