São Paulo, sábado, 10 de abril de 2010

Texto Anterior | Índice

Exposição anuncia novo museu de cultura popular em SP

"Puras Misturas", que ocupará o antigo prédio da Prodam, une peças colhidas por Mário de Andrade e artefatos indígenas a obras de arte contemporânea

ANA PAULA SOUSA
DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo começa, amanhã, a pagar uma dívida histórica com alguns dos mais importantes nomes da cultura nacional.
"Puras Misturas", que ocupará o antigo prédio da Prodam, dá a largada oficial à criação do Pavilhão das Culturas Brasileiras. A mostra, que será aberta com a apresentação de grupos musicais -da congada ao hip-hop- traz a público o conceito de um museu há anos prometido.
A "alma" do museu, não só pelas obras, mas por seu significado conceitual, é o material colhido na Missão de Pesquisas Folclóricas empreendida por Mário de Andrade, em 1938.
Seu estofo será o acervo do antigo Museu do Folclore Rossini Tavares de Lima, desalojado do Ibirapuera no ano 2000. Sua contemporaneidade estará nas obras de artistas populares que, desde 2009, vêm sendo adquiridas pela prefeitura.
A tentativa de descolar do museu a etiqueta "folclore" e tratar a arte popular, simplesmente, como arte, fica evidente no recorte da exposição. Ex-votos, bonecas de pano e xilogravuras são vistas, à vontade, entre obras de Brecheret, Vicente do Rego Monteiro e Ronaldo Fraga - sim, o estilista.
Na tentativa de aproximar o público dos objetos, os curadores colocaram, à disposição dos visitantes, 65 bancos moldados por índios, artesãos ou designers de grife, como Sergio Rodrigues. Certamente, Mário de Andrade, Aloísio Magalhães e Lina Bo Bardi, defensores da arte "popular" que alguns "eruditos" custam a aceitar, não recusariam esses assentos.
Resta, agora, aguardar o início do restauro do pavilhão, que terá projeto de Pedro Mendes da Rocha. Desenhado por Oscar Niemeyer, o edifício abrigou, na década de 1950, a Bienal de Artes, mas, quase como que simbolizando o descaso com a cultura, acabou por abrigar, por décadas, a Prodam, empresa municipal de informática.


PURAS MISTURAS

Quando: abertura amanhã, das 11h às 15h; visitação de ter. a dom., das 9h às 18h; até 12/9
Onde: Pavilhão Eng. Armando Arruda Pereira (parque Ibirapuera, portão 10, tel. 0/xx/11/5083-0199)
Quanto: entrada franca




Texto Anterior: Drauzio Varella: Tempestades, calor e epidemias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.