São Paulo, sexta-feira, 10 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Regra da Fifa impede 4 milhões de ver Copa

Gilson Silveira/TV Record
SHEIKO apresentador Netinho de Paula (dir.) passeia por praia do Rio Grande do Norte em gravações do quadro "Dia de Princesa" que começam a ser exibidas dia 12, no "Domingo da Gente" (Record)

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Globo pagou US$ 150 milhões (outros US$ 70 milhões foram repassados à Globosat) pela Copa do Mundo de 2002, mas não vai poder transmitir os jogos em sinal aberto via satélite. Ou seja: quem possui antena parabólica convencional não vai ver a Copa, a não ser que tenha outra alternativa.
A restrição, segundo a Globo, foi imposta pela Fifa. Seu objetivo seria impedir que operadoras de TV paga de países vizinhos ao Brasil "pirateiem" o sinal da Globo e transmitam o Mundial sem pagar por direitos de exibição.
Estima-se que existem hoje entre 7 milhões e 10 milhões de antenas parabólicas no Brasil. De acordo com o "Atlas de Cobertura" da TV Globo, 1 milhão de domicílios com TV no país recebem o sinal da emissora via satélite, por parabólica. Esse número equivale a 2,5% do total de domicílios com TV (41 milhões) e representa cerca de 4 milhões de telespectadores potenciais.
O total de prejudicados, no entanto, deve ser maior. Os dados da Globo se referem a 625 municípios em que sua cobertura não chega por via terrestre. Não levam em consideração, por exemplo, áreas da Grande São Paulo (principalmente favelas) em que há grande concentração de parabólicas porque a recepção por transmissão terrestre é ruim. Também não consideram áreas rurais e litorâneas de regiões mal cobertas por suas afiliadas. Só a Globo irá exibir a Copa em TV aberta.

OUTRO CANAL

Elenco 1
A "princesa" Carola Oliveira vai participar de "Casa dos Artistas 3", apesar de ter feito uma passagem fulminante pela segunda edição do programa. Ontem, o SBT confirmou os seis artistas que estarão na atração, que estréia dia 2 e terá seis fãs.

Elenco 2
Além de Carola Oliveira, Luiza Ambiel e Jorge Pontual (que já estão aparecendo em chamadas), integrarão "Casa 3" o modelo Flávio Mendonça (irmão de Gustavo), o cantor Agnaldo Timóteo e a personal trainer Solange Frazão. O desafio do SBT agora é encontrar fãs de "artistas" como Carola e Solange.

Pacote
A TV Globo já pensa em uma segunda edição do "reality show" musical "Fama". Se vingar para o segundo semestre, poderá ocupar o horário nobre, aos sábados à noite. A emissora já estuda, também, um quarto "No Limite" para o final do ano.

Binário
Apesar das divergências políticas, o SBT afirma que nunca acenou com simpatia para nenhum padrão de TV digital (americano, japonês ou europeu). Diz apenas que defende um padrão que ofereça mobilidade (como o japonês).

Batismo
Otaviano Costa grava hoje na Record o primeiro piloto (programa-teste) do "Compressão", "game show" com artistas e anônimos com estréia prevista para o dia 19, das 12h às 13h30.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.