São Paulo, segunda-feira, 10 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciclo busca nova peça do Vertigem

Com debates e leituras dramáticas, evento do grupo faz parte de projeto ainda em fase inicial no Bom Retiro

GUSTAVO FIORATTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Teatro da Vertigem, grupo conhecido pelas intervenções cênicas urbanas em espaços não convencionais de São Paulo, entrou na fase de busca por um novo projeto.
Um ciclo de debates (sempre às segundas) e outro de leituras (às terças) semeiam as primeiras ideias da companhia em direção à próxima peça. A largada das leituras é dada amanhã, na sede da companhia, no Bexiga. O evento é aberto ao público.
Os autores elencados nas primeiras leituras -Bernardo Carvalho, Evaldo Mocarzel e Luís Alberto de Abreu- já foram todos encenados pelo grupo dirigido por Antônio Araújo. Apenas Fernando Bonassi ficou de fora do primeiro ciclo. O autor de "Apocalipse 1, 11" entra na programação de junho, ainda sem data definida.
Carvalho é o primeiro escritor que ganha leitura, amanhã. Seu texto é inédito. Ele é autor de "BR-3", que o Vertigem encenou no rio Tietê em 2006. Sua nova peça, "Edite Pescoço de Cisne", aborda uma única mulher capaz de identificar o corpo de um rei morto em batalha, num reino fictício.
"Fome de Notícia", de Mocarzel, vem na sequência: será lida no dia 18. A peça traz a história de um casal de classe média em crise que tenta reverter o tédio da relação por meio de tragédias cotidianas publicadas em jornais. O autor foi coautor da última peça do Vertigem, "Kastelo", encenada em andaimes instalados do lado de fora do Sesc Avenida Paulista antes de a unidade fechar as portas para reforma em março.

Bom Retiro
A programação deste mês acaba com "A Guerra Santa", de Abreu, o único texto deste ciclo que já foi montado -nos anos 1990, com direção de Gabriel Villela. Na história, dois heróis inspirados em personagens da obra "A Divina Comédia", de Dante Alighieri, se encontram para um acerto de contas.
Segundo o ator Sérgio Siviero, um dos coordenadores da programação, as leituras fazem parte de um projeto ainda embrionário, mas que tem como possível fim uma intervenção no bairro do Bom Retiro. A direção da próxima montagem vai ser de Antônio Araújo.
A área, onde vivem novos imigrantes coreanos, também conhecida por avizinhar a região conhecida por cracolândia, é tema dos primeiros debates, organizados pelo sociólogo Eduardo Fragoaz. A programação de maio leva o nome "Bom Retiro: Sociabilidade Urbana e Segregação".


LEITURAS E DEBATES DO VERTIGEM

Onde: sede do Teatro da Vertigem (r. Treze de Maio, 240, tel. 0/xx/11/ 3255-2713)
Quando: seg. e ter., às 19h30; até 25/5
Quanto: grátis (retirar ingressos com uma hora de antecedência)
Classificação: 12 anos




Texto Anterior: Série: Roteirista abandona "Lie to Me", da Fox
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.