UOL


São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Ameaça Nuclear
Record, 14h.
 
(Fox Hunt). EUA, 95 min. Direção: Michael Berns. Com Rob Lowe, Timothy Bottoms. Perverso agente da KGB cria programa de TV destinado a transformar os norte-americanos em perfeitos cretinos. Seu problema: os russos também gostam do programa. Aí ele apela para a velha solução e aponta um míssil nuclear na direção de Los Angeles.

Edward Mãos de Tesoura
Globo, 15h35.
    
(Edward Scissorhands). EUA, 90, 107 min. Direção: Tim Burton. Com Johnny Depp, Winona Ryder. Edward é a criatura cujo criador morre deixando-o incompleto: suas mãos assemelham-se a tesouras. Ele é adotado por uma dona-de-casa, mas nem tudo serão rosas. Tim Burton faz uma linda fábula, mas também uma violenta crítica à sociedade cosmética (das aparências). De passagem, um filme sobre a incompletude dos seres (representada por Edward).

A Fazenda dos Balões
SBT, 15h45.
 
(Ballon Farm). EUA, 97, 92 min. Direção: William Dear. Com Rip Torn, Mara Wilson. Fantasia para TV, girando em torno de fazendeiro que, durante terrível seca, se supre com balões. Seus problemas começam quando os vizinhos passam a suspeitar que ele está por trás de operação de especuladores que queriam comprar as terras da região a precinhos camaradas.

Tubarões
Record, 21h.
 
(Shark Attack). EUA, 99, 94 min. Direção: Bob Misiorowski. Com Casper van Dien, Ernie Hudson. Ao investigar ataques de tubarões na África, cientista descobre que eles tiveram o metabolismo alterado, por isso vivem com fome. Por trás dessa mudança há gente perigosa.

Alta Frequência
SBT, 22h30.
  
(Frequency). EUA, 2000, 117 min. Direção: Gregory Hobbit. Com Dennis Quaid, James Caviezel. Pelas ondas do rádio, pai adverte o filho, policial, de uns tantos perigos que o espreitam. O primeiro problema é que o pai já está morto. O segundo é que, ao seguir os conselhos da voz, o policial transtorna a ordem natural das coisas. Inédito.

Intercine
Globo, 1h40.

O suspense "Lisa" (90, de Gary Sherman, com Sheryl Ladd, D.W. Moffett) disputa com a comédia "Loverboy - Garoto de Programa" (89, de Joan M. Silver, com Patrick Dempsey, Kate Jackson) a vaga no "Intercine" de terça.

Parente É Serpente
Globo, 3h25.
    
Itália, 93, 100 min. Direção: Mario Monicelli. Com Tommaso Bianco, Renato Ceccheto. Após anos de silêncio e fracassos, Monicelli ressurgiu com essa cruel fábula natalina. Enquanto promove uma reunião de família, o filme observa a classe média de uma Itália enriquecida, mas não necessariamente mais feliz. Monicelli reaviva aqui a tradição da comédia italiana. (IA)

Música e revolução

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

É um estranho filme, "Buena Vista Social Club" (Cinemax, 18h15). Em princípio, Wim Wenders documenta um grupo musical cubano, ao realizar o "making of" sofisticado de uma gravação.
Cuba, como o Brasil, é um país com alma musical, de modo que nessas músicas está um pouco o que é sua alma. Mas as imagens mais persistentes são mesmo as de Havana em 1996: estamos no auge da crise econômica que se seguiu ao final da União Soviética, e a pindaíba cubana é tocante.
Mais ainda quando, ao final, o grupo vai para os EUA e podemos apreciar, por contraste, a incrível pujança desse país. É o que há de morto, de imobilizado em Cuba, o que mais chama a atenção de Wenders e leva o espectador a se perguntar sobre passado e futuro da revolução em Cuba.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Lula lança a Orquestra Tabajara!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.