UOL


São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

Noite foi dos favoritos, entre eles "Take me Out" e a remontagem de "Longa Jornada de um Dia Noite Adentro"

"Hairspray" lidera Tony com oito prêmios

ROBERTO DIAS
DE NOVA YORK

O musical "Hairspray" venceu em oito categorias e foi o destaque do Tony, o principal prêmio do teatro americano, entregue anteontem à noite em Nova York.
Nas três principais disputas, ganharam os favoritos. Além de "Hairspray" como melhor musical, o Tony elegeu ainda "Take me Out" como melhor peça e "Long Day's Journey Into Night" ("Longa Jornada de um Dia Noite Adentro") como melhor remontagem de peça nesta temporada.
Já Antonio Banderas -que faz em "Nine" sua estréia na Broadway- perdeu a corrida pelo prêmio de melhor ator em um musical para Harvey Fierstein, em "Hairspray".
Também de "Hairspray" veio a melhor atriz, Marissa Jaret Winokur, que ganhou outra disputa que era considerada indefinida -sua principal concorrente era Bernadette Peters, de "Gipsy"
A supremacia de "Hairspray" concretizou-se ainda com os prêmios de melhor libreto de um musical (para Mark O'Donnell e Thomas Meehan), melhor música, melhor ator coadjuvante (Dick Latessa), melhor diretor (Jack O'Brien) e melhor figurino.
Baseado em um filme homônimo de 1988, o musical multicolorido estreou em agosto do ano passado na Broadway. Conta uma história dos anos 60, a trajetória de uma garota de Baltimore (costa leste dos EUA) que é transformada em estrela da televisão.
Enquanto Banderas via o prêmio escapar, outra estrela hollywoodiana, Vanessa Redgrave, ganhava seu primeiro Tony, como melhor atriz em uma peça, por sua participação em "Longa Jornada de um Dia Noite Adentro".
Escrita entre 1939 e 1941 por Eugene O'Neill, a peça foi premiada três vezes. Além das vitórias de Redgrave e na categoria de melhor remontagem, Brian Dennehy ganhou como melhor ator.
Já "Take me Out", eleita melhor peça entre os não-musicais, conta a história de um jogador de beisebol que tenta lidar com sua homossexualidade.


Texto Anterior: Deborah e Philippe: O próximo sim
Próximo Texto: Música: Grupo New York Voices traz a São Paulo o "som branco" do jazz
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.