São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 2011

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O banquinho & o violão

Seja na meticulosa composição dos poucos elementos de palco ou no silêncio de sua vida pública, João Gilberto é sempre marcante

Rafael Andrade - 24.ago.08/Folhapress
João Gilberto no palco durante apresentação realizada no Theatro Municipal do Rio

DE SÃO PAULO

Tímido mais espalhafatoso não há.
João Gilberto está sempre recolhido. Mas, a cada vez que ressurge, traz com ele enorme repercussão. Justamente por cultivar tamanha distância do mundo fora de seu apartamento, ganhou fama de esquisito, produzindo, ainda que a sua revelia, um vasto anedotário.
O rigor que persegue quanto à precisão de sua sonoridade é fonte de muitas das histórias que lhe valeram o rótulo de excêntrico (além de algumas brigas). Ao longo dos anos, seu entorno foi se ajustando ao perfeccionismo do artista que parecia sempre pedir mais do que a técnica podia dar. Surgiram personagens indispensáveis para que o espetáculo prosseguisse. O técnico de som japonês Usami Tishihiko, por exemplo, tornou-se cláusula contratual ao conceber o set ideal para as performances do músico.
Por motivos diferentes, João Gilberto marcou aqueles com quem cruzou em sua trajetória, do empresário Flávio Ramos, produtor do show que reuniu João, Tom Jobim e Vinicius de Morais em 62, à condessa Georgina Brandolini, dona do imóvel em que o músico vive.

FRANCIS HIME,
cantor e compositor

João Gilberto é João Gilberto por causa de sua musicalidade, associada a uma originalidade, cultivada por um empenho constante em se aperfeiçoar

JOÃO CARLOS MARTINS,
pianista

João Gilberto é um dos três músicos brasileiros de origem popular que mais fizeram pelo Brasil. Carmen Miranda e Tom Jobim são os outros dois. Carmen foi criticada e menosprezada. JG e Tom deixaram de ser populares e viraram clássicos. João Gilberto tem a melhor dicção e afinação da música brasileira. Ele é como um mestre do barroco, fez de cada nota uma joia. Merece o respeito do mundo inteiro

TOM ZÉ,
cantor e compositor

O aparelho verbivocal do ser humano conhecia já o tratamento dado pelo canto lírico, pelo canto folclórico anasalado, que repetia uma coisa ancestral, e outras derivações. João Gilberto deu a ele, entretanto, uma função bastante peculiar e diferente. Na hora que ele quis cantar, ele encontrou um microfone dinâmico tão sensível que pôde transformar aquele fio de voz numa coisa gravável

IVETE SANGALO,
cantora

Ele jamais abriu mão de ser ele mesmo

TULIPA RUIZ,
cantora

[João é João] por causa do jeito com que ele dirige as palavras, do bordão do violão, da dicção, da velocidade que ele tem na pronúncia

JAIR RODRIGUES,
cantor

Ele veio com os acordes do seu violão moderno e cantando daquela forma, sem precisar esganiçar a voz. Ele cantou a bossa nova, que acabou acontecendo no mundo inteiro. Ele sempre foi uma figura muito simpática. A importância dele é pro mundo inteiro. O João é Brasil de ponta a ponta no mundo inteiro. Esse homem é maravilhoso, ele enaltece a nossa música. É uma coisa extraordinária.

PAULINHO DA VIOLA,
cantor e compositor

João Gilberto é único. A minha geração veio um pouco depois da dele e fomos todos influenciados pelo seu trabalho. Ele é um marco na música brasileira e internacional. Até no Japão os músicos da bossa nova tocaram. Ele é João Gilberto porque é João Gilberto. Foi capaz de marcar a vida de todos aqueles que tiveram a oportunidade de ouvi-lo

JOÃO GORDO,
ex-punk e apresentador

Você acredita que eu nunca ouvi uma música dele? Se você colocar pra eu ouvir, eu não sei quem é João Gilberto, não. Pode me chamar de ignorante, de estúpido... Eu sou roqueiro 'véio'


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