São Paulo, Quinta-feira, 10 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Yoshi Oida (quem?!?) vem a SP



O ator japonês, considerado um dos mais talentosos do teatro mundial e principal parceiro do renomado diretor inglês Peter Brook, chega ao Brasil para lançar livro, apresentar peça e dar palestras e oficinas
ERIKA SALLUM
da Reportagem Local

Na próxima semana, o Brasil recebe pela primeira vez um dos maiores exemplos de harmonia no palco: o ator japonês Yoshi Oida.
Nascido em Kobe, em 1933, desde 1968 trabalha com o renomado diretor britânico Peter Brook -que já o definiu como seu "mais precioso colaborador". Também encenador e escritor, Oida sabe como poucos unir a elegância oriental às vanguardas do Ocidente.
Com Brook e seu Centro Internacional de Criação Teatral, já integrou montagens como "Mahabharata" e "A Tempestade". Mas também atua em filmes, entre eles "O Livro de Cabeceira", do inglês Peter Greenaway.
A convite da Cooperativa Paulista de Teatro, que completa 20 anos em 99, Oida participa, a partir do dia 17, de uma série de eventos que englobam a apresentação do espetáculo "Interrogações" e o lançamento de seu livro "Um Ator Errante", além de debates e oficinas.
"Antes de tudo, um ator tem de ser solidário, humilde. Primeiro, antes de mostrar seu talento, tem de ajudar seu parceiro, seu diretor, seu espetáculo", disse Oida à Folha, por telefone, de sua casa, em Paris, onde vive há três décadas. Segundo ele, essa deve ser a essência de quem sobe ao palco.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: 'Brook me ensinou a ser livre', diz Oida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.