São Paulo, sexta, 10 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casarão do Chá é reformado

da Reportagem Local

Uma das construções que melhor representa a influência da imigração japonesa no Brasil está passando por uma grande restauração, que deverá ser concluída até o final deste mês.
O Casarão do Chá, situado no bairro de Cocuera, em Mogi das Cruzes (SP), foi construído nos anos 40 pelo carpinteiro Kazuo Hanaoka e funcionou como uma fábrica de chá, hoje desativada.
O edifício é considerado um marco na união da arquitetura japonesa com as técnicas de construção disponíveis no Brasil naquela época.
Por isso, o Casarão do Chá foi tombado nos anos 80 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
Acompanhando o trabalho de restauração está o arquiteto japonês Kunikazo Ueno, especialista em conservação do patrimônio histórico e professor da Universidade Feminina de Nara (Japão).
Ueno é também consultor dos projetos de preservação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) na Ásia.
O arquiteto aproveita a vinda ao Brasil para realizar palestras sobre o assunto, programadas para acontecer no próximo mês na FAU-USP e na Universidade Brás Cubas. Informações podem ser obtidas na Associação do Casarão do Chá (tel. 011/571-1118).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.