São Paulo, Sábado, 10 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Ela só cabe em mundo dividido'

do Guia da Folha

O argentino Joaquín Salvador Lavado, o Quino, conversou com a Folha em um curto intervalo de suas atividades em sua breve passagem pelo Brasil.
Atento, como bom artista que é e que sabe olhar e extrair piadas e críticas a partir do comportamento cotidiano do homem, Quino brincou com o repórter durante toda a entrevista.
A certa altura, ao ver a caligrafia do entrevistador, perguntou: "Por que você está espremendo as palavras aí?".
Leia a seguir trechos da entrevista de Quino à Folha em São Paulo. (PCA)


Folha - A personagem Mafalda foi criada em meados dos anos 60, em uma época que o mundo estava dividido entre comunismo e capitalismo. Como seria a Mafalda se ela fosse criada em uma sociedade globalizada como a de hoje?
Quino
- Não tenho idéia. Ela só cabe dentro daquele contexto de um mundo dividido. Pelo menos é o que eu vejo, não sei o que os leitores pensam. O que os personagens faziam anos atrás é certamente bem diferente do que fariam hoje, assim como eu ou você.

Folha - Quais foram as suas principais influências quando o senhor começou a desenhar?
Quino
- Quando criança, eu lia apenas trabalhos publicados em revistas argentinas, especialmente os de Guilherme Divito na revista "Rico Tipo".

Folha - E qual recado o senhor daria hoje para um quadrinhista que está começando carreira?
Quino
- O mesmo conselho que eu daria para alguém que quer ser um pintor ou um músico: que estude o máximo que puder, que leia muito e trabalhe bastante. O artista precisa conhecer os clássicos -Michelangelo, Leonardo da Vinci, Rafael.

Folha - Quem o senhor considera os clássicos em quadrinhos?
Quino
- São vários. Will Eisner (criador do Spirit), Hal Foster (do Príncipe Valente)... Mas, atenção: eu não estou dizendo que eles (os que começam carreira) devem ser como eles, pelo contrário. Devem conhecer como são os clássicos para, a partir deles, criar histórias e estilos diferentes.


Texto Anterior: Quadrinhos: Mafalda volta colorida e em 11 edições
Próximo Texto: Fim da união: Jagger e Hall se separam em Londres
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.