São Paulo, terça-feira, 10 de agosto de 2004

Texto Anterior | Índice

ILUSTRADA

Filme de 1933 marcou a carreira da canadense

Morre nos EUA, aos 96, Fay Wray, a atriz do "King Kong" original

DA REDAÇÃO

Morreu na noite do último domingo em Nova York, aos 96 anos, Fay Wray, que atuou em mais de cem produções e teve seu papel de maior sucesso no clássico de 1933 "King Kong". A causa da morte não foi anunciada.
A atriz, nascida no Canadá em 1907, afirmava que sempre iria ser lembrada pelo clímax do filme, quando o gorila gigante King Kong leva a personagem interpretada por Wray ao topo do Empire State de Nova York. "Eu olho para o edifício e sinto como se ele me pertencesse. Ou será que é o contrário?", afirmou a atriz em 1969.
Questionada certa vez sobre os famosos e prolongados gritos que acompanham a seqüência, Wray disse que tinha em mente durante as filmagens que "a possibilidade de ser resgatada estava a quilômetros de distância".
Em outra entrevista, a atriz afirmou que "[King Kong] se tornou algo espiritual para muitas pessoas, o que também me inclui". Ela foi convidada para fazer uma pequena participação na refilmagem de 1976 de "King Kong" (que teve Jessica Lange no papel interpretado originalmente por Wray), mas declinou da proposta por considerar o roteiro fraco. "Eles não deveriam ter tentado [fazer a refilmagem]".
Seu último filme foi a produção para a TV "As Trombetas de Gideão" (1980), quando contracenou com o ator Henry Fonda.
Uma nova refilmagem de "King Kong" está programada inicialmente para o ano que vem, com direção do neozelandês Peter Jackson, da trilogia "O Senhor dos Anéis".


Com o "New York Times" e agências interncaionais

Texto Anterior: Televisão: Funcionários da TV Cultura ameaçam parar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.