São Paulo, sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Fui empurrado para o palco, literalmente"

DA SUCURSAL DO RIO

Alguns dos melhores momentos de "Vento Forte" -que é, também, título de uma mú- sica do compositor- são ligados a Recife.
Edu Lobo participa de uma ciranda com Lia de Itamaracá e lembra as chegadas de navio à cidade quando criança.
"Parecia um filme de Fellini, porque minha mãe tinha nove irmãos, e cada irmão tinha quatro ou cinco filhos. Eu achava natural que todas aquelas pessoas fossem buscar a gente. Hoje em dia, ninguém me busca nem no botequim", diz ele. No DVD, Edu conta ter feito o frevo "Cordão da Saideira" no inverno de Paris, de tanta saudade que tinha de Recife e do Brasil.
"Arrastão", "Reza", "Ponteio"... Os primeiros sucessos de Edu, entre 1965 e 67, mostraram sua alma nordestina e o levaram, ao lado de Chico Buarque, à condição de galã. Como diz Joyce, "se bobeasse, ele virava popstar".
"Nunca pensei na carreira de intérprete. Literalmente, alguém me empurrou para o palco. Eu estava na coxia vendo a Elis [Regina] cantar uma canção minha, no teatro Paramount [em São Paulo], e me empurraram. Entrei com a mão no bolso. Minha história é fazer música", diz.
Por isso, Edu Lobo construiu uma carreira de poucos discos e raros shows. O que o faz deixar os estudos de harmonia são as encomendas de trilhas para projetos de cinema, tea- tro e balé.
"Adoro projeto. Dizem que eu tenho mania de advogado. Não é verdade. É que, nos projetos, você precisa de advogado para fazer contratos. Eu adoro ter uma data para entregar 13 músicas. O deadline é maravilhoso", afirma Edu.
O compositor não lança discos desde 2001, quando fez a trilha de "Cambaio" ao lado de Chico Buarque -que participa do DVD.


Texto Anterior: Música: DVD desvenda histórias por trás da obra de Edu Lobo
Próximo Texto: Crítica/"Barão Vermelho 1985 - Rock in Rio": DVD recupera noite histórica do Barão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.