São Paulo, segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série apaga memórias e realiza fantasias

Na futurista "Dollhouse", clientes pagam para ter pessoas à disposição

Seriado de criador de "Buffy" estreia na quinta no canal FX e tem 2ª temporada já encomendada, apesar da audiência insatisfatória

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

Agosto é o mês da entressafra. Quase nada estreia no Brasil, no aguardo do lançamento da temporada de outono nos Estados Unidos, que define as séries que vão vingar e ser exportadas aos outros países.
Nesse cenário sombrio, predominante de exibição de novos filmes, é um alento a chegada de "Dollhouse", na próxima quinta, ao canal FX. A série foi criada por Joss Whedon, lançador da moda dos vampiros com "Buffy, a Caça-Vampiros" e seu derivado "Angel", quando nem se falava de "Crepúsculo".
Na trama, o nova-iorquino desenvolve um futuro pessimista de dez anos à nossa frente, em que as pessoas têm as suas memórias apagadas para serem incluídos em seus cérebros conteúdos que agradem a clientes ricos, ansiosos por realizar fantasias (sexuais ou não) e algumas atividades ilegais.
No centro desse enredo está a bonita Echo (Eliza Dushku), que tem vislumbres de suas lembranças misturados ao que a empresa (a tal casa de bonecas do título) coloca dentro da sua cabeça. Sem saber o que é verdadeiramente seu, ela se especializa em matar, não importando a força do oponente.
Um agente federal tenta desmascarar essa companhia, embora seja o único a acreditar que ela realmente exista. Pouco a pouco, pequenos lampejos que permeiam o seriado mostram de onde vêm esses personagens e os erros do passado.
A série foi criticada nos EUA pelo início moroso, que refletiu numa audiência baixa até o sexto episódio. Whedon comentou em entrevistas que "foi difícil definir o conceito do programa e tivemos de mostrar isso". Águas passadas. A Fox encomendou uma nova temporada confiando nos índices de down-loads e de comentários na web.


DOLLHOUSE

Quando: estreia na quinta-feira, às 22h, no canal FX
Classificação: não indicado a menores de 14 anos


Texto Anterior: Antonio Nóbrega se inspira em "Grande Sertão"
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.