São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Família de Jorge Amado anuncia reedições especiais

Comemoração do centenário de nascimento do autor, em 2012, estimula produção de filmes e exposições

Mostra "Jorge, Amado e Universal" será montada no Museu da Língua Portuguesa e na capital baiana

GRACILIANO ROCHA
DE SALVADOR

Nas celebrações do centenário de seu nascimento, Jorge Amado (1912-2001) terá parte da obra relançada em edições especiais e será tema de debates, exposições, filme e enredo de escola de samba.
Parte da intensa oferta cultural sobre a vida e a obra do escritor foi anunciada ontem pela família na Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador (BA).
Um dos destaques da "Jorgemania" será a exposição "Jorge, Amado e Universal" -primeiro, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, entre março e julho do ano que vem, e, depois, na capital baiana.
A Companhia das Letras, editora que publica as obras do escritor desde 2008, vai relançar edições especiais e de bolso de pelo menos 12 de seus trabalhos.
Em agosto de 2012, quando o criador de Tieta e Gabriela completaria cem anos (no dia 10), a editora vai publicar um livro com a correspondência inédita entre Jorge Amado e a mulher, Zélia Gattai.
"Não é um movimento apenas de festejar ou de homenagear, mas de manter ele vivo através das suas histórias, dos seus livros", disse a cineasta Cecília Amado, neta do escritor e diretora do longa "Capitães de Areia", com estreia prevista para outubro.
A neta cineasta enxerga no centenário uma excelente oportunidade de divulgação do legado artístico do avô: "Para a família, ele é uma presença diária, mas é importante que as novas gerações de baianos e brasileiros também possam compartilhar essa presença maravilhosa de Jorge Amado".
Em fevereiro de 2012, Jorge Amado será tema do desfile da Imperatriz Leopoldinense, no Carnaval do Rio, e de um camarote do tradicional circuito que percorre a orla de Salvador.


Texto Anterior: Paulo Caldas faz críticas à igreja em Gramado
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Curti (não curti) isso
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.