São Paulo, segunda, 10 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOSTRA
Obra do local custou R$ 20 milhões
Imaginário cearense inaugura centro

PAULO MOTA
da Agência Folha, em Fortaleza

A exposição "O Desabusado Mundo da Cultura Popular" e uma mostra de dois dos principais artistas plásticos cearenses -Antônio Bandeira e Raimundo Cela- marcaram a inauguração do Centro Dragão do Mar de Cultura, na sexta-feira passada, em Fortaleza (CE).
A exposição "O Desabusado Mundo da Cultura Popular" é resultado de uma coleta feita por pesquisadores em todo o território cearense.
Segundo o presidente do IACC (Instituto de Arte e Cultura do Ceará), Pádua Araújo, ela retrata uma espécie de "imaginário cearense", traduzido em obras artesanais, escritos e objetos de arte.
Localizada na praia de Iracema, a obra custou R$ 20 milhões e ocupa uma área de 30 mil m2.
O centro tem dois cinemas, um cine-teatro, anfiteatro e planetário. O Museu de Arte do Ceará e o Memorial da Cultura Cearense também estarão abrigados lá.
O projeto arquitetônico da obra foi assinado pelo cantor e compositor Fausto Nilo, que também é arquiteto.
A administração do centro cultural será feita pelo IACC, organização social constituída para essa finalidade.
O secretário de Cultura do Ceará, Nílton Almeida, diz que o centro faz parte de um esforço para ampliar a indústria cultural surgida nos últimos anos no Ceará.
"Acreditamos que uma indústria cultural só prospera se tiver um apoio para sua infra-estrutura. O Ceará acredita que essa é uma de suas vocações e está apostando nisso", disse Almeida.
Pádua Araújo, declarou que a idéia é ligar a programação do centro cultural às atividades do Instituto Dragão do Mar, uma escola de cinema e dramaturgia mantida pelo governo cearense em Fortaleza.
Além de exposições e mostras fotográficas, estão programados shows com Chico César, Paulinho Moska, Cássia Eller e Mundo Livre S/A.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.