São Paulo, segunda, 10 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
Aniversário do escritor é hoje
Concurso celebra 86 anos de Jorge Amado

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
da Agência Folha, em Salvador

A Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador, lança hoje um concurso nacional de monografias e um romance em quadrinhos para homenagear o escritor.
Amado, escritor brasileiro mais conhecido no exterior, comemora hoje seus 86 anos, participando de um almoço com a mulher Zélia Gattai, filhos e netos, em sua casa, no Rio Vermelho.
Os ensaios deverão abordar a obra de Jorge Amado em seus aspectos literário, antropológico, político e sociológico. As inscrições deverão ser feitas até 10 de dezembro, na sede da Fundação Casa de Jorge Amado (rua Alfredo Brito, 49/51, largo do Pelourinho).
Paralelamente à abertura do concurso de monografias, a fundação lança hoje, às 18h, a versão em quadrinhos do romance "Os Pastores da Noite", 19ª obra de Jorge Amado, publicada originalmente em 1964.
O romance em quadrinhos conserva o texto original de Jorge Amado em 248 páginas e apresenta 2.059 ilustrações do publicitário e escritor Ruy Trindade.
"Um dos objetivos da publicação de Jorge Amado em quadrinhos é atingir um público de outras faixas etárias e níveis sociais", disse Trindade. O livro conta a história de um grupo de amigos biscateiros e suas aventuras em uma Salvador antiga. Um dos personagens centrais, o romântico e volúvel Curió, se apaixona pela faquir e cartomante Madame Beatriz. O romance entre os personagens é abalado quando Curió flagra sua amada diante de um prato de iguarias baianas e copos de cerveja.
"Muita gente que se sente atraída pelas histórias de Jorge Amado, contadas em novelas de televisão, tem preguiça de ler os livros. Acredito que a ilustração facilita e atrai a leitura", disse Trindade.
Com 67 anos de carreira, o escritor tem atualmente 32 livros publicados. O último foi "Milagre dos Pássaros" (conto, 1997).
Suas obras foram traduzidas para 49 idiomas e editadas em 55 países. Sua carreira literária começou em 1931, com a publicação de "O País do Carnaval".
De todos os seus 31 livros, o mais vendido no exterior é "Gabriela, Cravo e Canela", publicado em 1958 e traduzido para 30 idiomas.
Segundo a pesquisadora Maried Carneiro, da Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador (BA), "Capitães de Areia" -livro que completou 60 anos de lançamento no ano passado- é o romance de Amado mais vendido no Brasil.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.