São Paulo, segunda-feira, 10 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Possuídos
SBT, 15h15.

(Fallen). EUA, 1998, 124 min. Direção: Gregory Hoblit. Com Denzel Washington, John Goodman, Donald Sutherland, Elias Koteas. Dupla de policiais que anos atrás mandou para a cadeira elétrica um terrível "serial killer" se depara com crimes que seguem o mesmo padrão adotado pelo finado matador. Pior, constata que poderiam ter origem sobrenatural, não sendo só cópias perfeitas do "estilo" do morto, mas iniciativas tomadas pelo próprio. Uma professora de teologia tentará ajudá-los a resolver o misterioso e sinistro caso. O essencial aqui é o elenco de primeira linha, neste filme escrito e produzido por Nicholas, filho de Elia Kazan.

Top Gang - Ases Muito Loucos
Globo, 15h30.

(Hot Shots!). EUA, 1991, 83 min. Direção: Jim Abrahams. Com Charlie Sheen, Cary Elwes, Valeria Golino, Lloyd Bridges. O humor paródico de Abrahams, aqui toma por base "Top Gun - Ases Indomáveis", que já não era essas coisas, e chega a resultados ainda mais pífios, por assim dizer.

Avaeté - A Semente da Vingança
Bandeirantes, 22h.

Brasil, 1986, 110 min. Direção: Zelito Viana. Com Hugo Carvana, Renata Sorrah, Cláudio Marzo, José Dumont. Indiozinho de cinco anos consegue escapar a massacre da tribo Avaeté, promovido a mando de político corrupto. Depois que cresce, o índio buscará um acerto de contas. Jogo duro.

Experiência 2: A Mutação
Globo, 22h30.

EUA, 1998, 93 min. Direção: Peter Medak. Com Michael Madsen, Natasha Henstridge, Marg Helgenberger, Mykelti Williamson, George Dzundza. Continuação do filme de 1995, mistura de "thriller", ficção e terror. Aqui, o primeiro homem a ir a Marte retorna de sua missão infectado por um terrível vírus mutante. Para combater a ameaça, a raça humana terá de recorrer à mesma criatura mutante que foi combatida na primeira parte da série (Henstridge, no caso). Inédito.

Presidentes Mortos
SBT, 0h30.

(Dead Presidents). EUA, 1995, 119 min. Direção: Albert e Allen Hughes. Com Larenz Tate, Keith David. Após quatro anos no Vietnã, jovem negro de Nova York volta da guerra, enfrenta as tradicionais dificuldades de readaptação, não consegue emprego, termina se envolvendo em um assalto. Feito para TV. Inédito.

Intercine
Globo, 2h35.

Vai ao ar o escolhido pelos telespectadores entre o drama pseudo-erótico "Proposta Indecente" (1993, de Adrian Lyne, com Robert Redford, Demi Moore, Woody Harrelson, Oliver Platt) e a comédia refilmada "The Birdcage - A Gaiola das Loucas" (1996, de Mike Nichols, com Robin Williams, Nathan Lane, Gene Hackman, Dianne Wiest, Dan Futterman).



DESTAQUES DA TV PAGA

FILME
"O Eclipse" é "neo-realismo sem bicicleta"
Antonioni definiu certa vez seu cinema como "neo-realismo sem bicicleta". Que diabo isso quer dizer? Que Monica Vitti andará a pé, interminavelmente, em "O Eclipse" (Eurochannel, 23h), por exemplo?
Pode ser. Mas também pode ser que, na virada dos 60, esse novo cinema dispense o apoio da intriga -essa bicicleta em torno da qual gira o filme narrativo tradicional.
Ou antes, a trama é mínima: uma bela mulher se separa e encontra um corretor belo e sedutor. Importa que os personagens se confrontam consigo mesmos.
E, mais do que tudo, a inexistência de um sentido a organizar as coisas. O vazio existencial designa que as coisas não têm um significado. Ele se forma, quando o faz, no decorrer das imagens. (INÁCIO ARAUJO)


CANIBALISMO
GNT promove especulações sobre sociedade extinta
Apesar de terem construído uma civilização modelo por volta de 200 d.C, os habitantes do deserto do Canyon (EUA), conhecidos como anassazi, ostentavam um estilo de vida considerado pouco "evoluído" para os dias de hoje: eram canibais. Essa é a tese defendida pelo documentário que a GNT leva ao ar hoje, às 20h.


HOMEM-MACACO
Programa sugere "alpinismo social" entre os macacos
Documentário exibido hoje, às 21h, no National Geographic Channel, tenta mostrar que o jogo de interesses conhecido como "alpinismo social", comum entre os seres humanos, não é novidade para as sociedades dos primatas. Com isso, a idéia de que eles possam ainda dominar o planeta, não parece mais tão absurda.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Monica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.