São Paulo, quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HQ premiada nos EUA chega ao país

"The Umbrella Academy: Suíte do Apocalipse", à venda em outubro, tem traço do brasileiro Gabriel Bá

DIOGO BERCITO
DA REPORTAGEM LOCAL

Por anos, a humanidade sonhou em descobrir a resposta a uma única questão: "Como posso matar milhões de pessoas em um piscar de olhos?".
Esse é, pelo menos, o ponto de vista do maestro da maligna Orquestra Verdammte, que planeja destruir o mundo por meio de uma música assassina.
Sim, trata-se de fantasia. E das boas. É o enredo do gibi "The Umbrella Academy: Suíte do Apocalipse" (a academia guarda-chuva, em português).
Desde o ano passado há rumores de que a HQ -premiada com três Eisner Awards em 2008, o prêmio mais importante dos gibis- virá ao Brasil.
A Folha confirmou a notícia, e adianta: o título chegará às livrarias no início de outubro.
O roteiro dos quadrinhos é de Gerard Way, vocalista do My Chemical Romance. O desenho ficou por conta do brasileiro Gabriel Bá, 33, que publica tira na Ilustrada.
"The Umbrella Academy" conta a história de sete crianças com superpoderes adotadas por um alienígena, que as treinou para salvar o mundo.
Quando adultos, os prometidos salvadores se tornam chatos e problemáticos. Separam-se, brigados, e só se reúnem em funerais e casamentos. Nada de heróis sem defeitos, como nas HQs tradicionais.
Superpoderes dados a personagens complicados trazem alguma lembrança a você? "É impossível não fazer comparações com Watchmen, já que o gibi existe", diz Bá.

Esforço virtual
O quadrinista, que hoje desenha para a Dark Horse e para a Vertigo, importantes selos norte-americanos, recebeu o convite para participar de "The Umbrella Academy" em 2006, por e-mail -o editor Scott Allie conhecera seu trabalho em uma convenção internacional de quadrinhos nos EUA.
Também por e-mail, o artista fez todo o trabalho, recebendo roteiros e enviando desenhos pela internet. Bá aprova o resultado final e elogia o colega de produção: "As descrições do roteiro eram bem claras, o Gerard [Way] sabia o que queria visualmente, foi só uma questão de mergulhar nesse universo".
Nessa imersão, os leitores acompanham Bá. E pedem bis.
Tanto que o gibi ganhou uma continuação ("The Umbrella Academy: Dallas", 2008) e outra está a caminho -a previsão do artista é de que seja publicada nos EUA em 2011.


THE UMBRELLA ACADEMY: SUÍTE DO APOCALIPSE

Autores: Gerard Way, Gabriel Bá
Editora: Devir
Quanto: Cerca de R$ 30 (192 págs.)




Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Casamentos possíveis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.