São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Arco-íris

Chris von Ameln/Folha Imagem
CORES O artista plástico Romero Britto, que fez aniversário no domingo, ficou todo feliz com a festa surpresa que ganhou anteontem, durante uma exposição na galeria Britto Central


Nove das maiores galerias de São Paulo começaram a se mobilizar para a montagem de uma das grandes exposições de arte brasileira no exterior. "Camadas da Arte Brasileira" mostrará o trabalho de 26 artistas contemporâneos na Faulconer Gallery, em Iowa, nos EUA.
 
Até ontem, 79 obras já haviam sido escolhidas. A exposição começa em janeiro de 2003. São pinturas, esculturas, instalações, fotos e desenhos de artistas como Waltercio Caldas, Sandra Cinto, Regina Silveira e Anna Bella Geiger.
 
Segundo a curadora da exposição, a americana Leslye Wright, a idéia é reforçar, para os americanos da região que pouco conhecem o país, que o Brasil é um país urbano, de grandes metrópoles.

TÔ FORA 1
Um pequeno exército de fiscais do governo está há dez dias na Força Sindical verificando as contas da entidade. É por essas e outras que, procurado por José Aníbal, do PSDB, Paulo Pereira da Silva, presidente da Força, descartou sumariamente apoio a José Serra no segundo turno.

TÔ FORA 2
É praticamente nula a possibilidade de Serra voltar ao palanque de Joaquim Roriz (PMDB), candidato à reeleição ao governo do DF e acusado de envolvimento com grileiros de terras. Nem assessores de Serra votaram em Roriz no domingo.

BOLSA DE APOSTAS
É também remota a possibilidade de o ex-banqueiro Henrique Meirelles, eleito senador por Goiás, ser convidado para ocupar um cargo central na equipe econômica de Lula.

MEGAEVENTO
A Câmara Brasileira do Livro quer desvincular o Prêmio Jabuti 2003 da Bienal do Livro do Rio. A entidade diz que anunciar os contemplados durante a feira carioca diminui a visibilidade do prêmio.

SONHO E REALIDADE
Um dos argumentos dos assessores de Fernando Henrique Cardoso para que Serra cole sua imagem à do presidente é a de que o candidato subiu nas pesquisas depois que FHC participou de comício com ele em Contagem. Na cidade mineira, no entanto, Serra ficou com 9% dos votos, bem abaixo de sua votação no Estado, de 22,9%.
 
Serra ficou abaixo até de Garotinho, que teve 22%, e de Lula, que cravou 62%.

DE OLHO
A Vigilância Sanitária está preparando para os próximos dias uma megaoperação nas clínicas de estética de São Paulo. O objetivo é investigar as dezenas de denúncias anônimas alertando para o fato de que esteticistas e massagistas, que não são médicos, estariam receitando a torto e a direito a aplicação de botox para seus clientes.

POMBINHOS
Um novo casal anda circulando por São Paulo: Adriana Maluf (Ex-Paulo Setubal) e Antônio Carlos Camanha, sócio do publicitário Eduardo Fischer.

PARABÉNS
Vic Meirelles, que faz arranjos de flores de nove entre dez festas chiques de São Paulo, comemora hoje aniversário com 500 convidados no Xingu, o antigo Ferro's Bar, no centro de São Paulo. Recomendou a todos que deixem suas jóias em casa. Vic encomendou cem garrafas de Veuve Clicquot e 800 sanduíches para a festa.

LEI DA FÍSICA
Responsável pelos shows do Red Hot Chili Peppers e de Sandy e Junior, o empresário José Muniz Neto vai tentar estar em dois lugares quase ao mesmo tempo no sábado.
 
Ele teve que alugar um helicóptero para acompanhar a apresentação da banda americana, em São Paulo, e dos cantores brasileiros, no Rio, que acontecem no mesmo horário.

E-mail:
bergamo@folhasp.com.br

Com CLEO GUIMARÃES
E ALVARO LEME

WASHINGTON

Sinfonia no campo

O domingo de eleições foi especialmente movimentado na embaixada brasileira em Washington. O embaixador Rubens Barbosa organizou a votação. Já a embaixatriz Maria Inês acompanhou convidados numa tarde agradável e muito chique na fazenda de Lorin Maazel, diretor musical da Orquestra Filarmônica de Nova York. A casa do maestro fica em Castleton, Virginia. Quem quis foi de carro. A embaixatriz foi de ônibus com um grupo, numa viagem de uma hora.
 
Maazel abriu o teatro que construiu em sua fazenda para um concerto de Cesar Camargo Mariano, Romero Lubambo e Pamela Draggs. O objetivo era levantar fundos para o Mozarteum Brasileiro. Uma das estrelas da tarde foi Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum, que estava com Carlo Lovatelli e com a amiga Simone Belda. Cada convidado pagou US$ 300. Muitos fizeram doações bem mais generosas.
 
A tarde musical não ficou devendo nada para outros eventos que já aconteceram na fazenda de Maazel, que já levou Carreras para cantar em seu teatro. No jantar foram servidos churrasco, farofa, feijão-tudo em taças transparentes-e, claro, caipirinha. Depois da festa, Sabine e Carlo embarcaram com Maazel em um jatinho executivo, de volta a NY.

CURTO-CIRCUITO

Quadros de Tarsila do Amaral e de outros artistas brasileiros estão entre as 130 obras da exposição coletiva que começa hoje, na galeria Renot, a partir de 11h.
O filme "Os Incompreendidos", de François Truffaut, será exibido hoje, às 20h, no Itaú Cultural, às 20h.
Fernando e Humberto Campana assinam o projeto das vitrines da grife Rosa Chá em parceria com a Santher.
O DJ Luis Eurico anima a noite de hoje no lounge Macao, no Itaim, a partir das 23h.
Filho de Jane Duboc, Jay Vaquer mostra seu som pop rock eletrônico hoje, no Na mata Café, a partir das 22h.
O guitarrista André Christovam faz show de lançamento do seu novo CD, "Banzo", hoje, às 21h, no Teatro do Sesc Pompéia.


Texto Anterior: "Walt Disney traiu Pinóquio", diz cartunista italiano Sergio Staino
Próximo Texto: Net Cetera: Lutas de sem-teto vendem e dão cadeia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.